quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Carne Louca



Servida fria, esta receita multiuso de carne de lagarto bovino, serve de aperitivo, sobre torradas, de entradinha, em tigelinhas individuais, ou como refeição completa, servida como uma rica salada. E o melhor: a cada dia que passa fica ainda mais gostosa!





Ingredientes:

Para carne:

1 kg de lagarto
1 cebola
2 folhas de louro
2 cravos da índia
1 rama de canela
1 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1 colher (sopa) de sal

Para o molho:

½ xícara de azeite
½ xícara de óleo
3 cebolas cortadas em rodelas
6 tomates picados sem pele
1 pimentão verde cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 xícara de azeitonas sem caroço
¾ xícara de vinagre
Sal, orégano, cheiro verde e manjericão à gosto

Modo de preparo:

Carne:

Divida a cebola ao meio, no sentido do comprimento e, em cada parte, coloque 1 folha de louro presa por 1 cravo da índia. Corte a cenoura em rodelas e o salsão em 3 partes. Na panela de pressão, coloque o lagarto, a cenoura, o salsão,  as metades da cebola com o louro,  a canela em rama, a água e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 1 hora. Desligue. Quando o vapor terminar, abra a panela, retire a carne e deixe na geladeira de um dia para o outro. Coe o caldo e guarde para futuras preparações. No dia seguinte, corte a carne em fatias bem finas, de preferência, num fatiador de frios. Se não for possível corte com faca elétrica ou então com uma faca bem afiada ou até se você preferir pode também desfiá-la.

Molho:

Aqueça o azeite e o óleo e refogue as cebolas. Junte os tomates e deixe desmanchar. Acrescente os pimentões e as azeitonas. Tempere com o vinagre, sal, orégano, cheiro verde e manjericão à gosto e refogue por alguns minutos em fogo baixo.

Finalização:

Arrume numa forma refratária, camadas de carne e de molho. Se for preciso, junte mais óleo ou azeite para que a carne fique bem mergulhada no molho. Conserve na geladeira tampada. Se quiser, junte pimenta vermelha ao molho.

Pudim de Padaria



Receita muito conhecida em família. É mais uma de muitas que coleciono, do saudoso Mestre Benjamin Abrahão. Alegria a cada garfada...





Ingredientes:

Pudim:

800 g de açúcar refinado
250 g de farinha de trigo
6 ovos
100 g queijo ralado
100 g coco ralado
1 litro de leite integral

Calda:

2 xícaras de açúcar refinado ou cristal
1 xícara de água

Modo de preparo:

Calda:

Numa panela, coloque o açúcar e a água e mexa até homogeneizar. Leve ao fogo, sem mexer, até a calda começar a adquirir cor de caramelo. Caramelize uma forma redonda com furo central.

Bater no liquidificador o leite, o açúcar, a farinha e os ovos. Numa tigela grande, com uma colher de pau, misturar o coco e o queijo, acrescentando a mistura do liquidificador aos poucos. Despeje na forma caramelizada e leve ao forno pré-aquecido a 220º coberta com papel alumínio e em banho-maria com água fervente, por aproximadamente 1 hora. Retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar. Observe sempre a água do banho-maria para que não seque.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Creme de Avelãs

Muito parecido com aquele vendido em supermercados. Ótimo para recheios de bolos e bombons, seu sabor é uma perdição... mas vale cada caloria adquirida...












Ingredientes:

2 xícaras de avelãs
1 e 1/2 xicara de leite de coco
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
100 g de chocolate meio amargo derretido

Modo de preparo:

Asse as avelãs no forno, para facilitar a retirada das peles. Numa panela, aqueça o leite de coco, o mel e o açúcar de confeiteiro. Coloque as avelãs já tostadas num pano limpo e seco e retire a pele. Bata as avelãs no processador até formar uma farinha. Misture a farinha de avelãs com o chocolate derretido. Incorpore ao leite de coco aquecido com o mel e o açucar de confeiteiro. Conserve na geladeira em potinhos esterilizados hermeticamente fechados.

Fonte: João Alcântara

Pãozinho Delícia


Pão delícia está para Bahia assim como pão de queijo está para Minas Gerais. A proporção geográfica não é a mesma, mas a gastronomia sim. E essa seria uma equação perfeita:









Ingredientes:

30 g de fermento biológico
1 colher (sopa) rasa de sal
120 ml de água morna
500 g de farinha de trigo
2 ovos
½ lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de óleo de milho
15 ml de rum

Finalização:

Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
½ xícara de queijo parmesão ralado

Sugestão de recheios:

Queijo de sua preferência
Frango
Atum
Peito de peru
4 queijos
Tomate seco, etc.

Modo de preparo:

Primeiro faça uma esponja com 60 ml de água, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e o fermento, até obter uma massa mole. Deixe crescer por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, misture todos os líquidos no liquidificador. Ponha aproximadamente 400 g da farinha em um bowl, faça um buraco no meio e coloque a esponja, juntamente com a mistura dos líquidos, aos poucos. Junte o restante da farinha e, se necessário, acrescente mais um pouco, até dar o ponto da massa. Sove então, por cerca de 3 minutos e deixe descansar até que dobre de volume. Corte a massa e molde-a em pequenos pedaços, fazendo bolinhas. Coloque os pãezinhos numa forma, pincele-os com a manteiga derretida e polvilhe o queijo parmesão por cima. Asse por aproximadamente 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º.

Fonte: Marina Hernandes

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Camarões no Palito

Esta é típica comida de boteco. Pode ser saboreada como entrada  em qualquer evento: em festas e também no “happy hour”.  Vai encarar?

 

 

 




Ingredientes:

Massa:

100 g de margarina
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de alho em massa
6 xícaras (chá) de água
1 kg de camarões médios limpos com o rabinho
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
molho de pimenta a gosto
½ xícara (chá) de polpa de tomate
1 colher (sopa) de molho inglês
1 folha de louro


Creme:
1 copo de leite
2 gemas
1 pacote de sopa creme de queijo
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
50 g de queijo parmesão ralado


Modo de preparo

Massa:
Coloque uma panela grande no fogo, junte a margarina e refogue o alho e a cebola, junte a água, folha de louro, polpa de tomate, molho inglês, tempere e deixe ferver, coloque os camarões espetados num palito e deixe ferver por 2 minutos, passe tudo pela peneira e reserve os camarões e os temperos do cozimento, volte o caldo para a panela e ferva novamente.




Creme:

No copo do liquidificador, junte o leite, os temperos, as gemas, a sopa creme, a farinha de trigo e liquidifique bem.Coloque esse creme no caldo da panela que está fervendo, mexa bem e deixe até engrossar. Retire a panela do fogo e junte o parmesão ralado, mexa bem até envolver o parmesão, passe no creme os camarões, segurando pelo palito, coloque numa mesa e deixe secar, empane com clara de ovo ou farinha de rosca ou clara de ovo e macarrão aletria picado e frite em óleo quente.

Fonte: Arlete Pitta

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bolinho de Bacalhau



Este petisco, amigos e uma cerveja bem gelada, você nem precisa sair de casa...









Ingredientes:

600 g de bacalhau
1,200 kg de batatas
1 colher (sobremesa) de sal – para cozinhar as batatas
1 xícara de azeite
2 ovos ligeiramente batidos
1 maço de cheiro verde picadinho
1 cebola grande bem picada
100 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Retire a pele do bacalhau corte-o em pedaços médios e coloque-o numa tigela com bastante água. Troque a água por pelo menos 3 vezes, durante 12 horas. Conserve a tigela tampada na geladeira. Deixe uma chaleira com água fervente e leve o bacalhau ao fogo com água fria. Afervente trocando de água por duas vezes – sendo as duas últimas com água fervente para não haver choque térmico.  A primeira água você deve reservar para cozinhar as batatas. Espere esfriar um pouco e retire as espinhas. Leve o bacalhau ao processador, dando umas 4 pulsadas ou até que fique bem desfiado. Corte as batatas em 4 e coloque numa panela com a água reservada  e cozinhe-as com o sal em fogo alto durante 15 minutos após ferver. Deixe esfriar por 5 minutos e amasse-as com garfo. Misture a batata e a cebola ao bacalhau desfiado e regue com o azeite. Junte os ovos, o cheiro verde, a farinha de trigo e o fermento, agregando bem todos os ingredientes. Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer. Com o auxílio de 2 colheres de sopa ou de sobremesa, dependendo do tamanho desejado, modele os bolinhos por sobre o óleo quente. Frite aos poucos – uns 5 bolinhos por vez, dependendo do tamanho da panela,  para que o óleo não esfrie e os bolinhos não desmanchem. Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire-os da panela cuidadosamente com a escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva bem quente.



Crumble de Aveia com Maçã


Este divino crumble de maçã é feito com aveia, rica em magnésio, o nutriente-chave para minimizar aquelas fominhas fora de hora...









Ingredientes:

1 e ½ xícara de aveia em flocos finos
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de uvas passas
2 colheres (sopa) de nozes picadas
4 maçãs Fuji
Suco de ½ limão
1 colher (sopa) de manteiga para untar

Modo de preparo:

Numa panelinha ou no microondas, derreta a manteiga. Numa tigela, misture a aveia, a farinha de trigo, o açúcar mascavo, as uvas passas e as nozes. Junte a manteiga derretida e misture com as mãos, fazendo uma farofa. Reserve. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire as sementes. Fatie cada metade, formando meias-luas. Coloque numa tigela, regue com o suco de limão e misture bem, para que não oxidem e fiquem pretas. Unte uma forma refratária com manteiga e vá sobrepondo as fatias, todas no mesmo sentido, de modo a formar uma escama. Espalhe a farofa sobre as maçãs e aperte delicadamente. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 180º por 10 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada. Sirva quente ou frio.

Fonte: Rita Lobo
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pavê de Goiabada e Mascarpone



Receita muito fácil e rápida, com contraste de sabores, remetendo ao clássico Romeu e Julieta










Ingredientes:

Pão de ló:
4 ovos (claras em neve, gemas misturadas com 1 colher (chá) de água)
1 e ½  xícara de açúcar refinado peneirado
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
½  xícara de água morna
1 colher (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de baunilha
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Creme de mascarpone:

250 g de queijo mascarpone
300 g de cream cheese
1 fava de baunilha (ou 1 colher de (chá) de essência)
4 colheres (sopa) de açúcar

Queijo mascarpone:

500 ml de creme de leite fresco em temperatura ambiente
30 g de suco de limão peneirado em temperatura ambiente

Geléia de goiabada:

300 g de goiabada cascão
½ xícara de água

Modo de preparo:

Pão de ló:

Bater as claras em neve bem firmes. Com a batedeira ligada, acrescentar o açúcar aos poucos e as gemas misturadas com a água. Este procedimento faz com que o bolo não fique com gosto de ovo. Bata mais uns 5 minutos, então, com a velocidade mínima da batedeira junte a água, o óleo e a baunilha. Misture a farinha com o amido e o sal e por último o fermento, mexendo delicadamente com o fuê ou espátula. Leve ao forno180º em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado. Retire do forno espere amornar e reserve.

Queijo mascarpone:

Numa tigela, com uma espátula misturar o creme de leite ao suco de limão durante uns 5 minutos até o creme adquirir consistência firme.  Num escorredor de macarrão, coloque uma peneira e por cima desta, um pano de prato umedecido. Leve esse creme para escorrer no pano e cubra com um prato, deixando na geladeira por 12 horas. Vai render cerca 50% do volume da receita utilizado, ou seja, 250 g do queijo necessário para a receita. Se você preferir, ou se for fácil de encontrar na sua cidade, você pode adquirir o queijo mascarpone pronto.

Creme de mascarpone:

Numa batedeira misture o queijo mascarpone e o cream cheese até homogeneizar. Junte a fava de baunilha (ou a essência) e o açúcar.

Geléia de goiabada:

Numa panelinha, coloque a goiabada cortada em cubinhos misturada com a água. Leve ao fogo até adquirir consistência de uma geléia bem firme.

Montagem:

Num refratário ou em taças individuais disponha camadas de: metade do creme de mascarpone, geléia de goiabada, fatias do pão de ló, o restante do creme e finalizando, a geléia de goiabada. Decore com folhinhas de hortelã e pedacinhos de goiabada. Pode-se servir também com chantilly. 
















quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rosca de Páscoa

Esta deliciosa receita é do saudoso mestre Benjamin Abrão, selecionada já pensando num belo acompanhamento  para café ou chá da tarde do domingo de Páscoa.









Ingredientes:

Massa:

500 g de farinha de trigo peneirada
50 g de fermento biológico fresco
50 g de açúcar refinado
50 g de mel de boa qualidade
100 g de manteiga
4 gemas
1 pitada de sal
1 colher (chá) de açúcar de vanila
¼ xícara de água morna
1 gema para pincelar

Recheio:

100 g de manteiga ou margarina
50 g de nozes picadas
10 g de canela em pó
50 g de cerejas picadas
150 g de chocolate meio amargo picado

Decoração

Figos em calda cortados em 4, nozes, fios de ovos e cerejas à gosto
Açúcar de confeiteiro peneirado
Ovinhos de chocolate (opcional)

Modo de preparo:

Fazer uma esponja, dissolvendo o fermento com o açúcar, a água morna e 100 g de farinha de trigo. Deixar descansar por 15 minutos. Acrescentar as gemas o açúcar de vanila, o mel, a manteiga, o sal e a farinha aos poucos, sovando e rasgando a massa com as mãos. Transferir para um bowl coberto com filme plástico, deixando crescer por 30 minutos. Numa superfície enfarinhada, com um rolo abrir a massa num retângulo. Espalhar uma fina camada de manteiga ou margarina e por cima os ingredientes do recheio. Enrolar a massa meio enviesada e colocar uma ponta dentro da outra. Utilizar uma forma redonda com furo central. Crescer por mais 30 minutos. Pincelar com a gema misturada com 1 colher (sopa) de água filtrada. Levar ao forno 180º por aproximadamente 30 minutos e mais 10 minutos a 200º para dourar. Espere esfriar e decore à gosto. Você pode como opção, retirar o conteúdo de alguns ovos, com cuidado. Ferver as cascas por 5 minutos na água com 1 limão espremido. Esfriar e recheá-los com chocolate hidrogenado meio amargo derretido. Pode utilizar decalques e glitter culinários à gosto.  



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bolo Sacher

Tradicional bolo austríaco de chocolate, amêndoas e pasta de damasco que confere um azedinho à preparação em contraste com o chocolate.











Ingredientes:
Massa:
100 g de manteiga sem sal
150 g de açucar refinado
8 gemas
120 g de farinha de amêndoas
150 g de chocolate meio amargo derretido
8 claras em neve firme
60 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Geleia de damasco:

400 g de damascos cortados em 4
500 ml de água
1 xícara de açucar refinado
suco de 1 limão

Ganache:

200 g de chocolate meio-amargo derretido
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo:
Massa:
Bata na batedeira, a manteiga com o açúcar. Adicione as gemas 1 a 1, até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Adicione aos poucos a farinha de amêndoas e bata mais um pouco. Com uma espátula, misture o chocolate meio amargo derretido. Adicione metade das claras em neve, intercalando com a farinha de trigo. Adicione a baunilha e o fermento. Coloque para assar numa forma redonda untada com manteiga e enfarinhada. Forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 25 minutos.
Geléia de damasco:
Leve ao fogo o damasco, a água e o açúcar e deixe ferver por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Remova do fogo, espere esfriar e bata no mixer ou liquidificador com o suco de limão, até obter uma geléia pedaçuda.
Ganache:
Misture o chocolate ao creme de leite e reserve.
Montagem do bolo:
Corte o bolo ao meio. Espalhe a geléia de damasco por cima, coloque 1/3 da ganache e arrume com a outra parte do bolo. Cubra o bolo com o restante da ganache, deixando bem liso. Decore com damascos em flor.

Banoffee Pie

Uma releitura da clássica Banoffee Pie, muito mais leve e cheia de sabor. Uma sobremesa feita num pub inglês chamado “Hungry Monk” - (O Monge Faminto), a partir de bananas levemente tostadas na frigideira com manteiga, doce de leite, creme toffe e uma cobertura de cream cheese e chantilly, em uma base de massa crocante. Seu nome é uma junção construída a partir das palavras: banana e toffee:









Ingredientes:

Massa 1

200 g de biscoito Maizena ou Maria triturado
100 g de manteiga sem sal derretida

ou

Massa 2:

02 xícaras de farinha de trigo
04 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 gema
06 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
casca ralada de 1/2 limão

Blindagem da massa:

100g de chocolate amargo derretido

Creme Toffee:

100 g de açúcar
1 colher (chá) de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite

Recheio 1:

1 lata de leite condensado cozido por 30 minutos na panela de pressão (deixar esfriar completamente para retirar o doce da lata)
½ caixinha de creme de leite

Recheio 2:

6 bananas nanicas maduras em rodelas
2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio 3:

200 g de chocolate meio amargo derretido
½ caixinha de creme de leite

Cobertura:

200 g de cream cheese
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
100 g de creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly
Raspas de chocolate ao leite a gosto para decorar
chocolate derretido para finalizar

Modo de preparo:

Massa 1:

Junte a manteiga derretida à farinha de biscoito. Em uma forma de fundo removível, disponha a mistura e aperte bem, formando uma camada de 1 cm de espessura. Leve ao forno preaquecido a. 180º por 15 minutos.

ou

Massa 2:

Agregue todos os ingredientes da massa no processador, utilizando a função pulsar. Enrole a massa em um saco plástico e leve à geladeira para descansar por meia hora. Abra a massa entre dois plásticos e disponha em uma forma de fundo removível. Faça uns furinhos com garfo para a massa não estufar. Da mesma forma, leve ao forno preaquecido a 180º por 20 minutos ou até que esteja ligeiramente dourada.

Creme Toffee:

1) Coloque o açúcar em uma frigideira e deixe derreter até formar um caramelo bem dourado.
2) Adicione a manteiga e continue mexendo sempre até incorporar bem.
3) Junte o creme de leite e deixe ferver até começar a soltar do fundo (+- 3 minutos).

Recheios e cobertura:

Misture o creme de leite ao doce de leite. Reserve. Em uma frigideira doure as rodelas de bananas com a manteiga, rapidamente. Reserve. Junte o chocolate derretido ao creme de leite e mexa até formar uma massa lisa e brilhante. Reserve. Bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Junte o chantilly e reserve.

Montagem da torta:

Espalhe os 100g de chocolate derretido sobre a massa para fazer a blindagem. Esse processo faz com que a massa não perca a crocância.
Coloque uma fina camada de ganache de chocolate (recheio 3) sobre a massa.  Adicione a mistura do doce de leite e cubra com as rodelas de bananas douradas. Distribua o creme toffee em fios. Finalize com a cobertura e leve à geladeira por 3 horas. Decore com rodelas de banana, as raspas de chocolate e com o chocolate derretido e o creme toffee em fios. 


Empadão de milho verde

Este empadão, além de ser muito gostoso, é superprático, pois pode ser congelado e levado em viagens e piqueniques.











Ingredientes:

Massa:

500 g de farinha de trigo peneirada
100 g de gordura vegetal
150 g de manteiga ou margarina
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher (chá) de sal
1 gema para pincelar

Recheio:

3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 lata de milho verde
200 g de requeijão cremoso
50 g de queijo parmesão ralado
200 g de creme de leite
200 ml de leite integral
1 colher (sobremesa) de sal
cheiro verde picadinho à gosto
1 colher (sopa) de farinha de trigo


Modo de Preparo:

Massa:

Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture muito bem com as mãos. Aos poucos, o calor da sua mão fará a gordura e a manteiga derreterem. Misture bem até obter uma massa homogênea. Divida a massa em duas porções. Com as mãos, espalhe uma das porções de massa, cobrindo o fundo e toda a lateral de uma fôrma de fundo removível. Esta massa não pode ser aberta com um rolo de macarrão, pois sua textura lembra a de uma farofa úmida. Se faltar massa, pegue um pouco da outra metade. Para fazer a "tampa" da torta, coloque a outra parte da massa sobre um pedaço grande de filme. Com as mãos, vá pressionando a massa com cuidado, abrindo em formato de disco (do tamanho da forma). Reserve esse disco de massa.

Recheio:

Aqueça o azeite e frite a cebola até dourar ligeiramente. Acrescente os outros ingredientes na sequência, sempre misturando bem entre um ingrediente e outro. Por último, polvilhe a farinha de trigo, mexendo até ferver e deixar a mistura cremosa.  Distribua o recheio frio dentro da fôrma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher. Em seguida, coloque o disco de massa reservado sobre a torta. Você deve pegar o disco com o filme por baixo, para evitar que a massa se quebre. Retire o filme de cima da massa e aperte bem as bordas para baixo. Numa tigelinha, bata a gema com um garfo. Pincele a superfície da torta com a gema batida. Leve a torta ao forno pré-aquecido a 250º para assar, por aproximadamente 40 minutos ou até ela ficar bem dourada. Retire do forno e desenforme. Sirva quente.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cajuzinhos de amendoim


Muito se fala de receitas gourmet. Esta, na verdade é mais um saudosismo... Sabe aqueles docinhos que você há muito não saboreia? Lembro de um deles que era servido nos aniversários em família, uma maçãzinha, um gosto meio azedinho e em cima tinha como decoração umas folhinhas de uma planta conhecida como buchinho ou buchinha. Como era bom... Esta versão do cajuzinho é considerada retrô, sem leite condensado,  desmancha na boca.






Ingredientes:

4 claras em neve
Açúcar à gosto
500 g de amendoim torrado e moído
Chocolate em pó à gosto
Metades de amendoins para decorar
Açúcar refinado para passar os docinhos

Misture os ingredientes. Adoce e tonalize com o chocolate em pó à gosto. Condense e faça os docinhos em forma de caju. Passe no açúcar e enfeite com a metade de um amendoim. Coloque nas forminhas e chame a garotada.

Merengue ao Creme de Baunilha com Bananas Carameladas


Esta é mais uma sobremesa de domingo, quando esquecemos do regime... mas vale cada caloria... É de autoria da minha querida irmã Dulce (não a freira) – irmã biológica, de coração, do que der e vier e tudo o mais...






Ingredientes:

Bananas Carameladas:

1 xícara de açúcar
½ xícara de água
6 bananas nanicas cortadas em pedaços

Creme de baunilha:

1 lata de leite condensado
1 cx de creme de leite
2 xícaras de leite integral
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de baunilha
3 gemas peneiradas

Merengue:

3 claras em neve em ponto firme
10 colheres (sopa) de açúcar peneirado
Raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:

Num refratário, arrume as bananas cortadas e por cima destas derrame o caramelo feito com o açúcar e a água. Prepare o creme de baunilha:coloque no liquidificador  todos os ingredientes do creme e a seguir leve ao fogo até engrossar. Espalhe por cima das bananas carameladas. Faça o merengue: no bowl da batedeira misture o açúcar com as claras em neve e o suco de limão e bata por uns 5 minutos. Com movimentos circulares espalhe o merengue por cima do creme de baunilha e leve ao forno médio até que doure – cerca de 10 minutos. Retire do forno e espalhe as raspas de limão. Decore com raspas e meias fatias de limão.

Lombo chinês


É um prato principal que agrada quem aprecia comida agridoce. É uma preparação que impressiona pelo sabor marcante da comida oriental e é de fácil preparo. Mais uma receita da banqueteira e culinarista Laka Brandão.










Ingredientes:

½ abacaxi cortado em cubos
1 pimentão verde, l pimentão amarelo e 1 pimentão vermelho cortados em pedaços de cerca de 2 cm
2 cebolas cortadas em pétalas
1 pimenta dedo de moça sem sementes, picada
1 kg de lombo suíno cortado em cubos e temperado previamente por cerca de 2 horas com sal à gosto, suco de 1 limão e 200 ml de vinho branco seco
Óleo para fritar

Massa:

1 xícara de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) de glutamato monossódico
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de água aproximadamente (a massa tem que ficar um pouco mais grossa que a de panqueca – quase no ponto de bolinho de chuva)

Molho para acompanhar:

2 xícaras de água
8 colheres (sopa) de catchup
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de vinagre de maçã

Modo de preparo:

Leve ao liquidificador os ingredientes da massa. Bata por uns 5 minutos. Reserve deixando-a descansar por uns 20 minutos. Numa panela, aqueça o óleo, passe os cubos de lombo massa e frite aos poucos. Nesse mesmo óleo frite o abacaxi, os pimentões, as cebolas e a pimenta. Fritar aos poucos, retirando e arrumando junto aos cubos de lombo e os outros ingredientes. Leve ao fogo os ingredientes do molho até engrossar. Decore à gosto. Como sugestão, com uma faquinha bem afiada, corte em pétalas umas pimentas dedo de moça e deixe-as em água gelada até a hora de servir o prato.

Focaccia aberta de batata


Ai essa focaccia... Uma receita para qualquer hora do dia. Do nosso mestre Álvaro Rodrigues, como diria meu amigo Tarcísio: é de comer rezando...











Ingredientes:

Massa:

50 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 xícara de leite morno
1 ovo
400 g de batatas cozidas e espremidas mornas
500 g de farinha de trigo
½ xícara de óleo de milho

Cobertura:

500 g de tomates picados e sem sementes temperados com orégano, azeite, noz moscada e sal a gosto e deixados numa peneira para escorrer
2 cebolas médias picadas
8 dentes de alho espremidos
60 g de aliche (ou lingüiça calabresa ou atum)
1 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Numa tigela grande, desmanchar o fermento no açúcar, acrescentando aos poucos o leite morno, o ovo ligeiramente batido, as batatas e a farinha de trigo, aos poucos, alternando com o sal e o óleo. Agregar todos os ingredientes até que estejam homogêneos. É uma massa de consistência macia não é tão firme quanto a de pão. Untar uma assadeira 35x28 cm. com manteiga e polvilhar com farinha de trigo. Espalhar a massa e deixar crescer até  dobrar de volume. Furar toda a massa com os dedos e espalhar o recheio na sequência: os tomates temperados as cebolas, o alho o aliche e por último, polvilhe o queijo parmesão ralado.

Levar ao forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 25 minutos.

Frango especial com cerveja

Dulce é uma das filhas quituteiras da minha mãe. E é dela – essa pessoa que tem tudo a ver com o nome - esta receita que é uma das especialidades de seu repertório e que faz a delícia da família nos almoços de domingo:










Ingredientes:

1,5 kg de peito ou 4 coxas/sobrecoxas de frango, aproximadamente,  sem pele e sem ossos cortados em pedaços
3 dentes de alho esmagados
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 1 limão
Orégano à gosto
Fatias de bacon
2 ovos batidos
100 g de queijo parmesão ralado
150 g de farinha de rosca
250 ml de cerveja branca
100 g de manteiga cortada em cubinhos

Modo de preparo:

Coloque os pedaços de frango num recipiente grande e tempere-os com o alho, o sal, a pimenta do reino, o orégano e o caldo de limão. Misture bem e leve ao refrigerador por no mínimo 2 horas. Num prato fundo, misture juntos a farinha de rosca e o queijo ralado e num outro os ovos batidos. Passe cada pedaço de frango nos ovos batidos e na mistura do queijo parmesão ralado e farinha de rosca, sem deixar excessos. Envolva cada pedaço de frango com uma fatia de bacon e vá arrumando-os numa assadeira grande previamente forrada com papel alumínio. Coloque alguns cubinhos de manteiga sobre cada pedaço de frango e regue com a cerveja. Leve ao forno pré aquecido e deixe assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que o frango esteja tenro e dourado.

Negrinho Tropical

As pessoas que gostam de culinária vivem trocando receitas... Às vezes prefiro manter a receita original, para poder identificar a letra do autor (a) da mesma. Este bolo é uma delícia. Já fiz várias vezes e todos apreciam. Só tem um detalhe: não lembro quem me passou. Aí, me ocorreu: deveria haver DNA para as receitas...












Ingredientes:

5 bananas nanicas grandes e maduras
5 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 xícara de óleo de milho
3 ovos ligeiramente batidos
2 xícaras de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de achocolatado
Açúcar e canela à gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as bananas, o açúcar, o leite condensado e o óleo. Despeje numa tigela e misture levemente os ovos, a farinha de rosca, o achocolatado e o fermento. Para que o bolo fique fofo, use uma assadeira de tamanho médio (+/- 34x23 cm), untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo. Despeje a massa e leve para assar em forno médio (180º) por aproximadamente 40 minutos. Depois de assado, polvilhe com o açúcar misturado com a canela. Quando esfriar corte em quadradinhos.