segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Penne Falabella

Sempre acreditei que o amor de alguém por comida é algo crescente: quanto mais comemos, mais amamos a comida (se ela é boa, obviamente).
Tenho sangue italiano nas veias, por isso macarrão é algo que comi a vida inteira: minha mãe, apesar de ser neta de alemã e casada com filho de espanhóis, fazia sempre em casa.
Não havia, ou pelo menos eu não me recordo, tanta variedade nos molhos: havia o tradicional molho de tomate, o bolonhesa, molho branco e o ocasional alho e óleo, mas era basicamente isso. Quando comecei a comprar livros de receitas e a ler sites de culinária, anos atrás, percebi que havia tanta coisa que poderia ser feita com macarrão, uma variedade enorme de molhos interessantíssimos – aquilo me deixou boquiaberta.
Uma das maneiras de que mais gosto de preparar macarrão é usando legumes e verduras no molho: toneladas de sabor enquanto comemos algo bom pra saúde, o exemplo do delicioso Yakissoba. Mas este ficará para uma próxima postagem. O que degustei em meu aniversario  que leva o nome do diretor e ator Falabella em sua homenagem, reproduzo a seguir:


INGREDIENTES


Molho bechamel

1 colher (de sobremesa) de manteiga
30g de farinha de trigo
2 copos (americano) de leite
1 colher (chá) de sal

Massa

250g de penne
2 colheres (sopa) rasas de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola picada
40g de alho-poró fatiado
40g de filé de frango grelhado e cortado em tiras
1 xícara (café) de conhaque
2 colheres (sopa) de tomate seco em tiras
2 colheres (sopa) de requeijão Catupiry
Molho bechamel
Creme de leite fresco a gosto

Modo de preparo:

Molho bechamel

Derreta a manteiga e acrescente lentamente a farinha deixando dourar ligeiramente. Adicione o leite e o sal. Misture bem até engrossar.

Massa

Cozinhe o penne em água fervente com sal.
Frite a cebola na manteiga, acrescente o alho-poró e, em seguida, o frango fatiado.
Flambe com o conhaque e adicione o tomate seco, o queijo, o bechamel e quanto baste de creme de leite para dar a textura.
Desligue o fogo e sirva imediatamente.

Fonte: Restaurante Quatrino-São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário