quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Polenta Frita Crocante

Quem resiste a uma polenta frita bem durinha por fora e cremosa por dentro? Uma delícia! Perfeita para comer com o frango frito ou assado de domingo. Não é difícil de preparar e rende bastante (apesar de que é tão gostosa que voa da travessa) :)











Ingredientes:

300 g de fubá mimoso
4 colheres (sopa) de óleo
1 litro de água fervente
1 colher (sopa) de sal
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena ralada
1 tablete de caldo de galinha
Queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Dissolva o fubá em 2 copos de água fria, leve a panela em fogo médio e adicione o óleo, cebola, alho e o sal. Mexa bem até dourar. Em seguida acrescente o fubá já diluído (na água toda), mexendo de preferência com uma colher de pau por mais ou menos 15 minutos, até obter uma consistência lisa. Abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais 20 minutos. Despeje em uma travessa e deixe esfriar, corte em pedaços, passe no fubá e frite em óleo bem quente. Disponha sobre papel-toalha para retirar o excesso de óleo.

Dica: o fubá antes de fritar é para deixar a casquinha da polenta bem crocante e ainda evita que ela encharque, ela fica sequinha.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Salada Italiana de Farfalle

Um frescor para os dias quentes, essa salada de lacinhos servida fria, além de refrescante, traz todo o sabor campestre do manjericão e a nobreza das nozes. Uma excelente sugestão para brunchs.










Ingredientes:

500 gramas de massa do tipo gravatinha
½ xícara de azeite
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 tomates, sem sementes, picados
100 gramas de rúcula lavada e cortada grosseiramente
2 colheres (sopa) de folha de manjericão pequeno, cortada em tiras finas
1 xícara de nozes grosseiramente picadas
60 gramas de queijo parmesão em lascas

Modo de preparo:

Em uma panela com água fervente, cozinhe a massa por dez minutos. Retire do fogo, escorra e passe na água corrente para esfriar. Reserve. Em uma saladeira, prepare um molho vinagrete misturando o azeite, o vinagre balsâmico, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Junte os tomates, a rúcula e a massa fria e misture bem. Sirva com o manjericão, as nozes e as lascas de parmesão por cima.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sorvete Cremoso de Manga

Este sorvete é natural, não leva espessante, emulsificante, corante, nem é feito em sorveteira, forma um pouco de cristais de gelo. Mas quando batemos na batedeira, eles são dissolvidos e o sorvete fica bem cremoso.  Se deixar no freezer até endurecer, os cristais formam-se um pouco novamente. Mas se deixar em temperatura ambiente por meia hora ou descongelar na teclar “descongelar” do micro-ondas por alguns segundos e mexer com uma colher novamente, ele volta a ficar cremoso. Eu adorei servir com pedaços de manga bem fresquinha, cortados na hora! O limão é fundamental, porque ele ajuda a deixar o sorvete mais espesso, já que leva leite condensado (é o princípio do recheio das tortas de limão). Além do que, dá um realce de sabor excepcional, já que manga é docinha e contém pouca acidez. Usei a manga tipo “Palmer” por quase não possuir fibra. Pode usar a “Haden” também, mas ela contém mais fibra. 

Ingredientes:

4 mangas tipo “Palmer” descascadas e cortadas em pedaços
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
Suco de 2 limões Tahiti
½ sachê de gelatina sem sabor
2 colheres (sopa) de água, para hidratar a gelatina

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina:

Numa tigelinha coloque primeiro a água. Polvilhe então meio sachê da gelatina em pó, sem sabor. Misture bem com um garfo. Leve ao micro-ondas por 15 segundos. Retire, mexa novamente com o garfo. Reserve.
No copo do liquidificador, coloque todos os ingredientes menos a gelatina hidratada.
Bata bem até formar um creme (cerca de 2 minutos).
Acrescente em seguida a gelatina e bata novamente por 1 minuto.
Coloque numa travessa pequena (eu coloquei num pote plástico, sem a tampa), e leve ao freezer por pelo menos 3 a 4 horas.
Retire do freezer, deixe descongelando em temperatura ambiente cerca de 15/20 minutos. Corte com uma faca em pedaços, e coloque na tigela da batedeira. Pode usar a batedeira manual também.
Aguarde até que os pedaços estejam um pouco mais macios (não deixe derreter), para que consiga bater em creme.
É necessária esta segunda etapa para quebrar os cristais de gelo que se formam. Bata por 3 a 4 minutos (ficará numa consistência bem cremosa – depois você leva mais um pouco ao freezer).
Leve ao freezer entre 40 minutos a 1 hora.

Mexa com uma colher.
Sirva em seguida. 

sábado, 25 de janeiro de 2014

Torta de Pão de Forma com Recheio de Frango

A torta salgada feita com pão de forma é um verdadeiro sucesso em qualquer festa. É uma receita muito fácil e gostosa. Pode ser preparada com uma grande variedade de recheios. Mas a que agrada mais a minha família é o de frango, que compartilho com vocês hoje no blog. Esta é uma versão simples, mas como disse, esta preparação permite vários tipos de recheios, você pode utilizar os que mais a sua família e amigos gostarem, tais como: pasta de atum, patê de presunto, creme de ricota, pasta de ovo, pasta de cenoura, pasta de espinafre, pasta de beterraba, patê de peito de peru, etc. etc...







Ingredientes:

Montagem:

3 pacotes de pão de forma


Recheio:

2 peitos de frango
1 colher (sopa) de sal
1 cebola cortada em 4 pedaços
1 talo de salsão
1 folha de louro
1 galho de manjericão
Orégano, a gosto
1 colher (chá) de páprica doce ou picante 
3 tomates sem pele picados
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
1 tablete de caldo de galinha
Cheiro–verde picadinho
Sal, a gosto
¼ de xícara de azeite
4 colheres (sopa ) de óleo 

1 cenoura ralada na parte grossa do ralador

½ xícara de azeitonas verdes picadas

Cobertura

800 g de maionese aproximadamente
Batata palha

Modo de preparo:

Recheio:


Numa panela de pressão, cozinhe os peitos de frango com a cebola cortada em 4, o louro, o salsão e o sal – 1 colher (sopa) - em 2 litros de água, por 20 minutos. Após o cozimento, passe os peitos de frango para um prato e deixe-os esfriar (Coe o caldo do frango, descarte os temperos do cozimento e reserve +/- 1 xícara da água do cozimento do frango, se for necessária a utilização no final do preparo). Processe-os no modo pulsar ou desfie. Coloque o óleo e o azeite na panela. Acrescente a cebola picadinha, o alho, os tomates e o orégano. Dê uma boa refogada. Junte os peitos desfiados, o sal e a páprica. Se necessário coloque um pouco do caldo do cozimento do peito caso esteja muito seco. Junte a salsinha picada e as azeitonas. Retire do fogo e espere amornar. 

Montagem:

Retire a casca do pão de forma e reserve as cascas. (*) Forre com plástico filme, uma forma ou refratário.  Coloque a primeira camada de pão de forma bem apertadinho, passe um pouquinho de maionese, coloque metade do recheio e metade da cenoura ralada
Coloque a segunda camada de pão de forma, passe mais um pouquinho de maionese, coloque o restante do recheio e o restante da cenoura ralada. Coloque a terceira camada de pão de forma que será a última, passe um pouquinho de maionese. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos. Tire da geladeira, desenforme, tire o plástico filme.  Passe a maionese restante em volta do bolo todo.  Coloque batata palha para decorar, se desejar coloque alface ao redor.

(*) Você pode utilizar as cascas no preparo da receita: Palitos Crocantes de Pão de Forma

http://repaginandoreceitastv.blogspot.com.br/2014/01/palitos-crocantes-de-pao-de-forma.html

Maionese Caseira

Não há nada melhor do que uma boa maionese caseira. E, não há nada mais simples de fazer. Basta um liquidificador ou um mixer, alguns ingredientes e em apenas 1 minuto fica pronta. Sei que há pessoas que não gostam muito de fazer maionese caseira por causa dos ovos serem utilizados crus. Mas, desde que usem ovos frescos e que mantenham a maionese na geladeira, o risco é pequeno.*
(Exceção feita para as grávidas e as crianças pequenas que devem evitar comer ovos crus, e claro, as pessoas alérgicas!)






Ingredientes:


250 ml de óleo de milho/girassol ou canola (até dar o ponto)
2 ovos
sal a gosto
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de mostarda
suco de ½  limão
1 dente de alho picado
1 xícara de cheiro-verde (ou seja, cebolinha e salsinha)


Modo de Preparo:

Coloque os ovos e vá acrescentando o óleo, aos poucos, enquanto bate no liquidificador, até chegar ao ponto de maionese. Em seguida, coloque o cheiro-verde ou seja, cebolinha e salsinha, e bata mais um pouco, até chegar no ponto.

*Como a maionese não tem conservantes, o ideal é consumi-la no mesmo dia em que for feita. 












Molho Pesto Prático

Muitos vão achar que eu estou cometendo uma heresia.  Eu sei que o tradicional pesto é feito no pilão, mas como eu gosto de praticidade, acabo me rendendo aos meus queridos amigos: liquidificador, processador e mixer. Segue uma receitinha prática de pesto que faço sempre e tem mil e uma utilidades.







Ingredientes:

100g de folhas de manjericão fresco, que você pode substituir por rúcula, agrião, salsinha, coentro, hortelã (uso a rúcula com frequência, fica muito bom !!)
2 dentes de alho 
40 g de pinoli, que você pode substituir por castanha de caju, castanha-do-Brasil/Pará ou nozes (costumo usar nozes)
1/2 xícara de azeite 
Queijo parmesãoralado a gosto
Sal e pimenta-do-reino, a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque o azeite, o alho, as folhas de manjericão fresco ou as folhas que você escolheu para substituir, o pinoli, ou, da mesma forma, a substituição escolhida, o queijo parmesão ralado, o sal e a pimenta-do-reino. Para que as folhas se mantenham verdinhas, acrescente uma ou duas pedrinhas de gelo. Bata e está pronto um prático molho pesto muito saboroso!! Conserve em um vidro esterilizado  na geladeira. Para durar mais cubra com uma camadinha de azeite. 



Palitos Crocantes de Pão de Forma

Sabe aquelas sobras de cascas de pão de forma, que vocês não iriam utilizar, então, a sugestão é preparar esses deliciosos palitos crocantes!! Super fácil de fazer e muito saboroso. Você pode servi-los como petisco, acompanhando pastinhas diversas ou até mesmo puros!







Ingredientes:

Sobras de casca de pão de forma (também pode usar fatias de pão de forma, cortadas em tiras);

Maionese - que você mesmo pode preparar, conforme essa receita super fácil que já postei aqui:
http://repaginandoreceitastv.blogspot.com.br/2014/01/maionese-caseira.html

Queijo parmesão ralado a gosto.

Notaa quantidade de maionese dependerá da quantidade de pão (aprox. 1 colher de sopa para cada duas fatias de pão de forma)

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque a maionese e adicione as cascas de pão, misture-as delicadamente na maionese (eu misturei com as mãos mesmo), depois transfira as cascas para uma forma forrada com papel manteiga e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até ficarem douradas, o tempo vai depender do forno, no meu ficaram torradinhas e crocantes em aproximadamente 15 minutos.

Uma outra dica muito saborosa é usar o molho pesto ao invés da maionese. É só passar as tiras de pão no pesto e levar ao forno. Ficam deliciosos e são ótimos petiscos também!! Você encontra aqui mesmo no blog uma receita super prática de molho pesto:


http://repaginandoreceitastv.blogspot.com.br/2014/01/molho-pesto-pratico.html



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pimentões Assados no Micro-ondas

Pimentões feitos no micro-ondas com azeite, alho, orégano e ervas frescas de sua preferencia. Podem ser usados em saladas, como acompanhamento, em molhos, pastinhas, canapés e como antepasto na sua mesa de frios. Quem acha o pimentão indigesto deve prová-los assados, ficam deliciosos, principalmente os coloridos!

Mas eles demoram bastante tempo no forno e assar um pimentão só em um forno grande é muito desperdício de gás, por isso a dica do micro-ondas é ótima, principalmente para famílias pequenas!



Faça assim:

Corte o pimentão ao meio, retire as sementes, coloque-o em um prato, regue com azeite, polvilhe com sal, pimenta do reino, o orégano, o alho picadinho e as ervas frescas. Cubra o prato com filme plástico e faça uns furinhos com garfo no filme para não estourar. Leve cada pimentão ao micro-ondas por aproximadamente 5 minutos. Se quiser retire a pele (mantendo dentro do filme plástico por uns 15 minutos) e corte a gosto.
Utilize como quiser, assim simples por cima de uma torradinha fica delicioso.

Você pode usar a cor de pimentão que quiser. Eu adoro os vermelhos!



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Bolo Gelado de Abacaxi

Imagina uma sobremesa feita de camadas de bolo, abacaxi, creme, cobertura de claras com creme de leite e coco ralado... Pra comer bem geladinho. É de esquecer a dieta! Esse bolo lembra um pavê, o  que é ótima pedida para um final de semana de verão J















Ingredientes:

Creme:

1/2 lata de leite condensado
l/2 litro de leite integral xícara
2 gemas passadas pela peneira
1 caixinha de creme de leite
50 g de amido de milho

Abacaxi:

 1 abacaxi bem grande
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de rum 

Massa:

6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
6 colheres (sopa) de água filtrada
2 colheres (chá) de fermento em pó

Cobertura:

3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar
2 caixinhas de creme de leite

Montagem:

1 xícara de coco ralado fresco ou 100 g de coco em flocos seco (opcional) 

Modo de Preparo:

Creme:
Numa panela, misture todos os ingredientes. (Reserve as claras para a cobertura). Leve a panela ao fogo baixo, e mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até que engrosse.  Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme, encostando ao creme, e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para esfriar.

Abacaxi:

Descasque os abacaxis e corte cada um em fatias de 1 cm, as fatias, em tiras e as tiras, em cubos de 1cm.  Numa panela, junte o abacaxi, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que ele amoleça e forme uma calda, de 15 a 20 minutos.  Passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda, que será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi em cubinhos para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.

Massa:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira retangular grande de 30 x 40 cm e polvilhe com cerca de 2 colheres (sopa) de farinha. Chacoalhe bem para cobrir todo o fundo, depois bata sobre a pia para tirar o excesso. Separe as claras das gemas. Na batedeira, na velocidade média, bata as claras em neve, até triplicarem de volume. Assim que ficarem firmes, passe para a próxima etapa. (Caso contrário o pão de ló vai ficar ressecado.) Para verificar o ponto, assim que as claras ficarem brancas e volumosas, pare de bater, mergulhe um batedor de arame nas claras e levante: se o biquinho da ponta cair, ainda pode bater mais um pouquinho; se ficar em pé, é hora de juntar o açúcar.  Sem parar de bater, junte o açúcar, de colher em colher. Em seguida, junte as gemas, e bata um pouquinho entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha às colheradas, junte a água; por último, adicione o fermento sem bater, misture só até incorporar. Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Cobertura:

Na batedeira, bata as claras e, quando firmarem, acrescente o açúcar em colheradas, sem parar de bater.  Numa tigela, coloque o creme de leite e, aos poucos, incorpore a clara batida com uma espátula de silicone, em movimentos circulares de baixo para cima. Cubra com filme e reserve na geladeira até a hora de montar.

Montagem:

Corte o pão de ló ao meio, no sentido da largura. Forre um refratário de cerca de 20 x 30 cm com uma das metades. Regue metade da calda de abacaxi. Espalhe metade dos cubos e cubra com metade do creme. Coloque a segunda camada de pão de ló e repita o procedimento.  Por último, espalhe a cobertura. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e, na hora de servir, polvilhe o coco ralado fresco ou seco em flocos por cima (opcional).

Nota: Você pode fazer também a montagem deste bolo em uma taça (como na foto) ou em porções individuais em pequenas taças, e decorar ainda com cerejas e fatias de abacaxi cozido (reserve na hora em que o estiver picando para preparar o recheio).

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bolo de Milho em Conserva

Um bolinho de milho é bom em qualquer época do ano. Raramente tenho milho fresco em casa, mas uma latinha de milho em conserva resolve bem a minha vontade de preparar um bolo muito gostoso.
Afinal, uma fatia de bolo e uma xícara de café são bons motivos para me sentir muito, muito feliz J







Ingredientes:

1 lata de milho verde (escorrido)
3 ovos
½ xícara de óleo
1 copo (250ml) de leite ou iogurte
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de Milharina (flocos de milho pré-cozidos) ou fubá
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200º C. No liquidificador, bata o milho verde, os ovos, o óleo, o leite e o açúcar e o sal, até ficar bem homogêneo. Separadamente, peneire a Milharina ou o  fubá, o fermento e a farinha. Adicione a mistura líquida e mexa bem para incorporar. Leve para assar em uma forma untada e polvilhada por aproximadamente 40 minutos.







domingo, 12 de janeiro de 2014

Vanillekipferl (Biscoitinhos Vienenses de Baunilha)

Este post era ter sido feito antes do Natal, infelizmente, não houve tempo. Hoje domingo de tarde chuvosa achei interessante postar esta receita para você guardar em seu caderninho, para uma ocasião especial.

"Estes biscoitos, com seu nome germânico e seu incrível sabor de baunilha, são um dos melhores que já fiz (e olhem que já fiz biscoito nessa vida); são deliciosos, derretem na boca, e como são bonitinhos podem ser uma boa opção de presente ou uma adição à mesa do Natal – só tenho pena de qualquer outro biscoito perto deles, pois a competição não seria nada justa... ;)

Favas de baunilha são um ingrediente caro e não as uso com frequência, mas como é Natal acho que um pouquinho de luxo não faz mal; caso queiram preparar os biscoitos, não se esqueçam de planejar com antecedência: o açúcar de confeiteiro da cobertura e a baunilha precisam de um tempo para se conhecer melhor. ;) "

Ingredientes:


Açúcar baunilhado (para envolver os biscoitos):
170g de açúcar de confeiteiro (usei impalpável)
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementes removidas com as costas de uma faca

Biscoitos:

245g de farinha de trigo
25g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
70g de farinha de amêndoa
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementes removidas com as costas de uma faca
170g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Comece preparando o açúcar baunilhado: coloque o açúcar, as sementes de baunilha e a fava em uma tigela pequena e misture com as pontas dos dedos para aromatizar o açúcar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente de um dia para o outro.

Biscoitos:
No processador de alimentos, misture a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro, o sal, a farinha de amêndoa e as sementes de baunilha. Junte a manteiga e pulse para incorporar (a mistura vai parecer uma farofa grossa). Com o processador ligado, acrescente o extrato de baunilha e processe apenas até que uma massa comece a se formar. Forme um disco com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas (ou de um dia para o outro).

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga. Separe porções de ½ colher (sopa) nivelada de massa e formate um cilindro com elas; entorte levemente as pontas de cada cilindro para formar uma meia-lua e coloque-as nas assadeiras deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10-15 minutos ou até que dourem bem levemente. Com cuidado, passe os biscoitinhos ainda mornos no açúcar baunilhado e então transfira para uma gradinha. Deixe esfriar antes de guardar em recipiente hermético e polvilhe com mais açúcar baunilhado antes de servir.

Rendimento: cerca de 50 biscoitos
















Fonte: Technicolorkitchen


sábado, 11 de janeiro de 2014

Bolo de Fubá Cremoso de Liquidificador

Cafezinho da tarde pede uma fatia de bolo,
Um bolo simples para uma tarde simples,
Um bolinho sem pretensão que acabou sendo a companhia ideal, e muito mais que ideal para um cafezinho numa tarde chuvosa como a que temos hoje,
Vem comigo, sente-se aqui que eu vou te contar como se faz...








Ingredientes:

1 xícara bem cheia de fubá
2 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
A mesma medida de água
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
100 g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Açúcar refinado e canela em pó para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Lembre-se de adicionar primeiro os líquidos depois os secos. Untar uma forma retangular com manteiga e enfarinhar com fubá, despejar a mistura do liquidificador e levar ao forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Polvilhe com o açúcar e canela (opcional). Deixe descansar por uns 15 minutos, corte em quadrados e sirva. 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Galinhada

A galinhada é um prato único, (no máximo acompanha uma bela salada de verdes). Cheio de sabor, reconfortante e que remete à comida de casa de vó. É uma receita colorida, saudável e completa. 











Ingredientes:

1 e 1/2 kg de coxa e sobrecoxa de frango sem pele
2 e 1/2 xícara (chá) de arroz cru
1 cebola grande picadinha
1 alho poró picadinho
3 dentes de alhos picadinhos
Suco de 1 limão grande
2 tomates sem pele picados
½  pimentão amarelo picado em cubinhos
½ pimentão vermelho picado em cubinhos
2 cenouras grandes picadas em cubos
1 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
1 xícara de ervilhas frescas ou em conserva
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1 cubinho de caldo de galinha
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de páprica doce ou picante (pode substituir pelo colorau)
1 colher (sopa) de ervas de provence secas (pode substituir por outras ervas secas como tomilho, orégano, etc.)
1 folha de louro
Queijo parmesão ralado (opcional)
Pimenta vermelha a gosto
Pimenta do reino a gosto 
Sal a gosto
¼ de xícara de azeite
3 colheres (sopa) de óleo de milho

Modo de preparo:

Lave bem as coxas e sobrecoxas, corte cada pedaço ao meio e despeje o suco de 1 limão grande sobre elas.  Deixe marinando por 15 minutos, cobertas com água fresca. Escorra, tempere com sal e reserve. Em uma panela grande, adicione o óleo e o  azeite, deixe aquecer e vá dourando o frango aos poucos, retire as partes que já estiverem douradas, coloque-as em uma vasilha e reserve. Na mesma panela em que dourou o frango, acrescente a cebola, o alho, o alho poró e refogue tudo até a cebola ficar transparente. Em seguida, adicione o arroz e refogue mais um pouco mexendo sempre e acrescente novamente o frango à panela e despeje o vinho. Quando o vinho reduzir, adicione os tomates, o pimentão, a cenoura, as ervilhas, o molho de tomate e tempere tudo com a mostarda, a páprica, o cubinho de caldo de galinha esfarelado, as ervas de provence, a folha de louro, a pimenta vermelha, o pimenta do reino, acerte o sal  e cubra tudo com água fervente e mexa mais um pouco. Agora, sem mexer mais, tampe a panela e deixe a galinhada cozinhando em fogo médio até que o arroz e o frango estejam cozidos, cerca de 40 minutos, se água secar antes, pode adicionar um pouco mais de água, mas tomando  cuidado para não colocar água em excesso para o arroz não ficar empapado. Quanto a galinhada estiver pronta, retire e descarte a folha de louro, acrescente o cheiro verde a gosto, tampe a panela e deixe descansando por uns quinze minutos  antes de servir. O queijo ralado polvilha-se no prato individualmente, ele dá um toque bem especial ao prato.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Mousse Entre Dois Amores

A receita de mousse de chocolate é como de pão de queijo, e bolo de fubá: há dezenas; de vários tipos: com ou sem creme de leite, com ou sem ovos; mais firme, mais aerado, até com manteiga…Apesar de descomplicada, é aerada e deliciosa. Recomendo fazer :)  Aqui eu usei o chocolate belga, com 50,3 % de cacau, e por isso a cor da mousse não fica muito escura. E como o nome diz, fiquei na dúvida se fazia a mousse de chocolate escuro ou a de chocolate branco – estava dividida entre dois amores...fiz com os dois. Amei! 









Ingredientes:

Mousse de chocolate meio amargo:
4 ovos (separar as gemas das claras)
½ xícara de açúcar
250 g de chocolate meio amargo, picado
1 lata de creme de leite, sem soro
1 colher (sopa) de conhaque (opcional)

Mousse de chocolate branco:

4 ovos (separar as gemas das claras)
½ xícara de açúcar
250 g de chocolate branco, picado
1 lata de creme de leite, sem soro
1 colher (chá) de baunilha


Opcional :
Chantilly e raspas de chocolate

Modo de Preparo:

Primeiro, derreta o chocolate meio amargo:

Numa tigela de vidro, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas na potência MÉDIA por 3 minutos. Retire e mexa com uma espátula. Caso ainda não tenha derretido tudo, volte ao micro por mais 30 segundos, potência MÉDIA. Retire, e mexa até derreter por completo. Reserve. Em outra tigela (metal ou vidro) coloque as 4 gemas e o açúcar. Utilize uma batedeira manual, porque você vai bater as gemas com o açúcar em banho-maria. Para isso, numa panela de diâmetro menor do que o da tigela, ferva uns dois dedos de água. Deixe em fogo mínimo, e posicione a tigela com as gemas + açúcar por cima. Bata até transformar-se numa gemada clara e fofa. Acrescente o conhaque (opcional) e retire do fogo. Reserve. Em outra tigela, bata as claras em neve quase firme. Reserve. Despeje o chocolate derretido sobre a gemada e vá batendo com a batedeira até misturar bem. Em seguida, o creme de leite. Bata um minuto somente. À mão e delicadamente, acrescente as claras em neve, incorporando com uma espátula. Distribua a mousse em tigelinhas individuais ou coloque numa única, grande, e deixe firmar na geladeira por no mínimo 2 horas. Prepare a mousse de chocolate branco do mesmo modo da mousse de chocolate meio amargo, apenas no lugar do conhaque (opcional), acrescente a baunilha. Distribua sobre a mousse de chocolate meio amargo e leve à geladeira novamente por no mínimo 2 horas. Decore com o chantilly e raspas de chocolate. Sirva gelada.