Esta receita é de uma velha amiga D.Lucilia de Moraes. Trabalhei com seu esposo, Sr. Milton na saudosa Agência Marítima Sinarius em Santos, e a
referida senhora compartilhava suas receitas e nos brindava com algumas delas no nosso lanche da tarde. Saudades...
Massa:
500 g de farinha de trigo peneirada
3 ovos ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) cheias de manteiga ou margarina - em pomada
2 tabletes de fermento biológico fresco
300 ml de leite morno
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
l colher (sopa) rasa de sal
1 gema para pincelar
1 pitada de sal
1 fio de azeite
queijo parmesão ralado à gosto para polvilhar
Recheio:
250 g de presunto fatiado
250 g de muçarela fatiada
1 lata de creme de leite com soro
2 tomates fatiados temperados com sal, azeite e orégano
Modo de Preparo:
Dissolver o fermento no açúcar, acrescentar o leite, os ovos, e aos poucos a farinha, a manteiga e por último o sal. Esta massa fica meio mole, não é do tipo de sovar. Untar uma assadeira redonda com manteiga e farinha de trigo. Estender metade da massa colocando por cima o presunto, o creme de leite (misturar o soro com uma colher), a muçarela e os tomates. Cobrir com a outra metade da massa. Em seguida fazer cortes rasos com uma faca afiada ou lâmina, dividindo em 4 ou 8 partes (como se vê na foto). Pincelar com uma gema misturada com uma pitada de sal e um fio de azeite. Polvilhar queijo parmesão ralado. Descansar por cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume. Forno pré aquecido a 180 graus nos primeiros 10 minutos e 200 graus nos minutos finais até dourar.
Este blog tem como finalidade compartilhar receitas de grandes mestres da culinária, tais como: Ofélia Anunciato, Benjamim Abraão, Álvaro Rodrigues, Isamara Amâncio, Walmir Rodrigues, Laka Brandão e tantos outros que foram por mim repaginados com toques pessoais e com gosto particular. Estes grandes mestres fizeram e fazem grande diferença em nossa gastronomia. Não houve pretensão de alterar as receitas como um todo já que são excelentes, mas sim acrescentar ingredientes de gosto pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário