sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fraisier

Esse doce é um clássico da confeitaria francesa, mas ainda pouco feito no Brasil. Ele tem pão de ló, muito creme de confeiteiro e muitos morangos. Uma delícia. Aproveite que o morango está bonito e com ótimo preço e prepare essa sobremesa inesquecível. Ela tem muitos passos, mas não são difíceis. Separe os ingredientes antes de começar, veja se não falta nada, se organize e aí fica mais fácil. 





Ingredientes:

Génoise:

3 ovos
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar refinado peneirado
1 colher (sobremesa) de baunilha
1 colher (chá) de óleo de milho ou canola
100 ml de água fervente
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó

Creme Mousseline/Recheio:

400 ml de leite
200 g de açúcar
2 ovos + 1 gema
60g de amido de milho
200 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 vagem de baunilha

500g de morangos

Coulis de morango:

6 morangos
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colheres (sopa) de rum ou licor a gosto

Decoração:

Cobertura de Chocolate:

250 g de chocolate cobertura blend derretido
250 g de creme de leite fresco morno
25 g de xarope de glucose

Finalização:

Geleia de brilho para pincelar as frutas vermelhas e untar o aro
Frutas vermelhas, a gosto

Modo de preparo:

Massa:

Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o amido de milho, a pitada de sal e o fermento. Misture e reserve. Se você for utilizar uma batedeira tipo orbital, pode bater os ovos junto com o açúcar por 10 minutos, senão, bata  primeiro as claras por 5 minutos, acrescentando o açúcar peneirado, batendo por mais 5 minutos. Acrescente em seguida as gemas e bata por mais uns 2 minutos. Nessa etapa sempre em velocidade máxima. Diminua então para velocidade mínima e junte o óleo, a baunilha e a água fervente. Ainda na velocidade mínima, vá juntando aos poucos, os ingredientes previamente peneirados. Leve ao forno pré-aquecido a 180º em uma forma redonda com 20 cm de diâmetro untada e polvilhada, por cerca de 40 minutos ou até que a massa esteja dourada e firme ao toque. Retire do forno e desenforme depois de 15 minutos e divida-a em duas partes.

Creme Mousseline/Recheio:

Ferver o leite com metade do açúcar e a vagem de baunilha aberta e deixar em infusão. Bater os ovos + gema com o restante açúcar, juntar o amido de milho e bater mais um pouco. Por fim juntar um pouco do leite bem quente e mexer bem. Juntar o leite restante e levar ao fogo para engrossar, mexendo vigorosamente com um fuê, durante uns 3 minutos.

Coulis de morango:

Levar ao fogo os ingredientes triturados, exceto o rum, durante cinco minutos até obter uma calda. No final juntar o rum e deixar esfriar.

Cobertura de Chocolate:

Numa tigelinha, misturar o chocolate derretido e o creme de leite morno. Adicionar o xarope de glucose e, com auxílio de um fuê, misturar até uma consistência homogênea. Espere esfriar e empregue.

Montagem:

No prato de servir, colocar o aro e uma metade de bolo na base. Pincelar abundantemente a base com o coulis de morango. Passar geleia de brilho  ao redor do aro e dispor metades de morango, bem juntinhas e encostadas ao aro da forma besuntada. Espalhar um pouco de creme na base e cobrir bem os morangos com o creme, à volta junto ao aro. Espalhar o fundo com pedaços de morango e cobrir novamente com o creme e nivelar bem. Reservar um pouco de creme para o fim. Colocar a outra metade de bolo, encaixá-la bem de forma a ficar uniforme e pincelar com o coulis. Barrar ligeiramente o topo do bolo com o restante creme. Deixe levar por 2 horas e espalhe a cobertura de chocolate. Levar à geladeira por 4 horas. Antes de desenformar passar a ponta da faca ao redor do aro com cuidado. Decorar a gosto com as frutas vermelhas pinceladas com geleia de brilho.




Observação: Procure colocar o recheio com o auxílio da manga de confeitar e preencher bem com o creme, os espaços entre os morangos. Se necessário apare um centímetro ou dois na segunda parte do bolo para encaixar bem no centro do aro. Com essas medidas o visual do bolo ficará muito bonito e irresistível ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário