sábado, 13 de junho de 2020

Caldo de Frango (riquíssimo em colágeno)

Se você nunca provou o verdadeiro caldo de galinha caseiro não sabe o que está perdendo. Deixe suas receitas de sopas e risotos com um sabor especial.










Ingredientes:


2 kg de pés de frango
1 cenoura
3 dentes de alho
1 talo de salsão
1 cebola
4 litros de água
1 folha de louro
1 talo de salsinha com folhas
1 folha de alho-poró
4 grãos de pimenta-do-reino
3 cravos-da-índia
1 colher (sopa) de sal
1 limão

Modo de preparo:

Faça o pré-preparo dos legumes: lave a cenoura e o talo de salsão; descasque e corte a cenoura em 4 pedaços; reserve uma folha e corte o salsão em 4 pedaços; amasse os dentes de alho, descasque e corte a cebola em quarto.
Junte as folhas de salsão, de alho-poró, de louro e o talo de salsinha. Amarre com um barbante de algodão para formar um buquê. Reserve.
Retire as unhas dos pés de frango e lave-os em água corrente. Esprema sobre eles suco de 1 limão. Deixe marinando por 10 minutos e reserve na geladeira.

Numa panela de pressão grande, coloque os pés de frango, e os pedaços de cenoura, salsão e cebola. Regue com a água para cobrir todos os ingredientes e tempere com o sal.
Leve a panela ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos após a panela de pressão começar a “chiar”. Depois desse tempo e passados aproximadamente 10 minutos, quando a panela terminar de soltar o vapor, acrescente o buquê de ervas, os grãos de pimenta-do-reino e os cravos. Deixe cozinhar por mais 10 minutos – no total, o caldo leva 1 hora para ficar pronto.
Assim que o caldo estiver pronto, desligue o fogo e, novamente aguarde os 10 minutos para a saída do vapor da panela. Com a escumadeira, retire e despreze os pés de frango – todo o sabor e nutrientes do frango passaram para o caldo, a carne fica ressecada e sem sabor. Sobre uma tigela grande, coe o caldo numa peneira e descarte também os outros ingredientes. Utilize o caldo a seguir em sopas e risotos ou deixe amornar antes de armazenar, e nas receitas que você costuma usar os caldos industrializados – estes com conservantes, estabilizantes, corantes e potássio em sua formulação.

COMO ARMAZENAR

Transfira o caldo para potes de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo e leve para o congelador. Quando firmar, coloque em sacos plásticos e conserve congelado por até 3 meses.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário