sexta-feira, 22 de março de 2013

Alfajores Argentinos



O alfajor é um doce tradicional da Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países ibero-americanos. Foi tradicionalmente criado na Espanha e seu nome provém do árabe  al hasu, que significa “recheado”. O clássico é recheado com uma farta camada de doce de leite que se deixa transbordar em suas laterais, onde o coco ralado "cola", dando um efeito gracioso.  Os  ditos “gourmet” levam um banho de chocolate derretido e são decorados com diversos temas e servem até como decoração de festas

 
Ingredientes:

Massa:

200 g de manteiga sem sal
3 gemas
1 xícara de açúcar
250 g de amido de milho
250 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
Casca ralada de 1 limão
1 colher (sopa) de licor Curaçao
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

1 lata de doce de leite em ponto de corte (ou 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão por 40 minutos depois que a panela “chiar”)

Finalização:

100 g de coco ralado seco
Papel celofane para embrulhar

Modo de preparo:

Coloque numa tigela grande o amido de milho e a farinha de trigo. Abra uma cova e acrescente todos os demais ingredientes. Vá amassando delicadamente, com as pontas dos dedos, até obter uma massa bem macia e homogênea, que não grude nas mãos. Deixe a massa descansar por dez minutos, na geladeira, coberta com plástico. Em seguida, abra a massa na espessura de meio centímetro (uma dica para que fiquem todos da mesma espessura é utilizar dois pedaços de madeira com meio centímetro – tipo de uma régua, deixando a massa no meio, passando o rolo por cima das duas “réguas”). Corte com cortadores redondos de cinco centímetros de diâmetro. Coloque em assadeira levemente untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 15 minutos (sem deixar corar na superfície). Retire do forno e deixe esfriar. Una os alfajores com doce de leite e passe suas laterais em coco ralado seco. Embrulhe em papel celofane.
Lali, estes são para você, linda.

Rendimento: 40 cortes, ou seja, 20 alfajores.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário