quarta-feira, 27 de março de 2013

Flor de Coco



Pão doce que remete à infância, casa da avó, quando interrompíamos a brincadeira – com prazer - para o café da tarde e o perfume do pão se espalhava pela casa. Vamos dar essa alegria para os nossos queridos? 







 
Ingredientes:

Massa:

6 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e ½ xícara de leite morno
30 g de fermento biológico fresco
1 pitada de sal

Recheio:

100 g de manteiga sem sal
200 g de coco ralado em flocos seco (re-hidratar com 3 colheres (sopa) de água
½ lata de leite condensado

Calda:

1 xícara de leite integral
1 e ½ xícara de açúcar refinado
Açúcar cristal ou coco ralado para polvilhar

Modo de preparo:

Massa:

Fazer uma esponja, dissolvendo o fermento com o açúcar, 1 xícara de leite morno e 100 g de farinha de trigo. Deixar descansar por 15 minutos. Acrescentar as gemas, a manteiga, o restante do leite e da farinha, aos poucos e por último, o sal, sovando e rasgando a massa com as mãos. Transferir para um bowl coberto com filme plástico, deixando crescer por 30 minutos. Numa superfície enfarinhada, com um rolo, abrir a massa num retângulo de aproximadamente 3 mm de espessura. Espalhar a manteiga, e por cima, o coco ralado e o leite condensado. Enrolar a massa como rocambole, cortando-a em fatias de mais ou menos 3 cm. de largura. Untar com manteiga e polvilhar com farinha de trigo, uma forma redonda com furo central, colocando as fatias deitadas, com o recheio virado para cima. Deixar crescer por mais 30 minutos. Depois de crescer, leve ao forno pré-aquecido à 180º por aproximadamente 20 minutos e depois, se não estiver dourado, mais alguns minutos à 200º ou até que esteja dourado e assado por dentro.

Calda:

Levar ao fogo o leite integral e o açúcar refinado até ferver e dissolver o açúcar. Deixe esfriar e utilize.

Finalização:

Quando assado, espalhe a calda por cima do pão ainda quente. Polvilhe com o açúcar cristal ou coco ralado. Dica: Não deixe o pão esfriar na forma. Desenforme-o morno e coloque-o em uma grade para respirar, senão o fundo fica mole e umedecido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário