quarta-feira, 13 de março de 2013

Torta de Maçã



A maioria das mulheres sabe preparar uma receita básica de torta de maçã, que é perfeita para servir no café da manhã, no lanche das crianças, ou no chá com as amigas... A receita que me foi dada por uma amiga querida, há muitos anos, tirou nota 10 nos principais quesitos: crocância, cremosidade e um visual arrasador. Impossível resistir...








Ingredientes:

Massa:

100 g de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo aproximadamente
Raspas de 1 limão
3 colheres (sopa) de whisky

Creme:

500 ml de leite integral
5 colheres (sopa) de amido de milho (50 g)
2 gemas peneiradas
½ lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher (chá) de baunilha

Cobertura:

2 maçãs
200 ml de água para cozinhar as maçãs
250 ml de suco de laranja
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de polvilho doce ou amido de milho
125 ml da água que sobrou do cozimento das maçãs

Modo de preparo:

Massa:

Misture a farinha de trigo com o açúcar e o sal, junte a manteiga ou margarina e amasse com as pontas dos dedos, acrescentando as raspas de limão e o whisky, até formar uma massa que solte das mãos. Esta massa não deve ser muito trabalhada para não desenvolver demais o glúten, o que faria com que se tornasse elástica e não crocante como queremos o resultado final. Forre com a massa, o fundo e a lateral de uma assadeira de fundo removível. Fure com um garfo toda a superfície e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 15 minutos, ou até que a massa doure. Retire do forno espere esfriar e espalhe o creme, as fatias de maçãs e por cima a cobertura ainda morna. Deixe esfriar e leve à geladeira. Não sirva muito gelada, o que endurece a massa.


Creme:

Leve todos os ingredientes do creme ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Coloque um plástico filme encostado ao creme para não formar película. Reserve.

Cobertura:

Descasque as maçãs, corte em fatias não muito finas e cozinhe-as ligeiramente na água, sem deixar que amoleçam muito. Escorra a água (125 ml) e leve ao fogo juntamente com o suco de laranja, o açúcar e o polvilho doce ou o amido de milho, mexendo sempre até engrossar. Use ainda morna. Deve ficar um creme bem leve.

Finalização:

Retire a massa do forno, espere esfriar e espalhe sobre ela o creme, as fatias de maçãs e por cima a cobertura ainda morna. Deixe esfriar e leve à geladeira.


Fonte: da amiga Lucília Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário