terça-feira, 8 de julho de 2014

Ninhos de Avelã

As lojas de doces especializadas nos docinhos invadiram os shoppings e bairros comerciais, virou uma febre. As mesas de aniversário, os casamentos e comemorações requintadas tem sempre um ou outro docinho aromatizado, colorido e enfeitado dando o ar da graça, cada vez mais bonitos e gostosos. Estes vão surpreender na sua mesa de festa...



Ingredientes:

Calda:

240 ml de água
200 g de açúcar para calda
1 rama de canela

Doce de Ovos e Nozes:

20 g de margarina
20 g de farinha de trigo
320 g de gemas (16 gemas aproximadamente)
80 g de nozes moídas
1 colher (chá) de essência de rum e baunilha

Trufa de Avelã:

500 g de chocolate ao leite
150 g de creme de leite
90 g de creme de avelã
3 ml de essência de avelã

Montagem:

200 g de coco queimado

Modo de preparo:

Doce de ovos e nozes:

Em uma panela, misture o açúcar, a água e a rama de canela. Leve ao fogo baixo até obter uma calda em fio fraco (cerca de 4 minutos). Adicione a margarina e deixe amornar. Em uma tigela, misture bem as gemas, a farinha de trigo e a noz moída. Acrescente a calda e leve ao fogo até obter uma massa que solte da panela. Coloque os aromas e deixe esfriar.

Trufa de avelã:

Derreta o chocolate e adicione o creme de leite. Mexa bem até ficar homogêneo. Coloque o creme de avelã, a essência e deixe esfriar.

Montagem:

Em uma forminha pequena para quindins, modele uma bolinha com 12 g do doce de ovos frio. Deixe um furo central, imitando um ninho e passe no coco queimado. Com uma manga de confeitar, aplique uma porção da trufa de avelã bem no centro do ninho. Decore a gosto ou como sugestão, um Nescau Cereal envolvido em pó dourado comestível em cada docinho.

Rende aproximadamente 30 unidades.










Fonte: Chef Marcos Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário