segunda-feira, 21 de julho de 2014

Torta de Frutas

Elas dividem as vitrines das padarias com sonhos, carolinas e bolos recheados. E tem espaço garantido na mesa dos brasileiros, em especial nas refeições feitas em família. Individuais ou para compartilhar, as tortas de frutas – principalmente as de morango vendidas em boulangeries ficaram caracterizadas pela quantidade generosa de recheio, massa durinha que o sustenta e, especialmente, por aquela camada gelatinosa e brilhante que encobre as frutas. Mas não há comparação: por mais que os ingredientes das sobremesas compradas prontas sejam de qualidade, a feita em casa é outra história. Além disso, é mais saudável: dispensa adição de conservantes, já que não vai ter que aguentar dias de prateleira.

Ingredientes:

Massa:

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
125 g açúcar de confeiteiro 
1 ovo
1 pitada de sal
Gotinhas de essência de baunilha


Recheio:

250 g de leite
40 g de açúcar
20 g de amido de milho
2 gemas
10 g de manteiga sem sal gelada
Essência de baunilha a gosto
300 g de fruta para decoração

Gelatina de brilho:

5 g de gelatina sem sabor
200 ml de água
65 g de açúcar

Modo de preparo:

Massa Sucré:

Misture, em um recipiente, a farinha, o açúcar e a manteiga, que deve estar gelada (corte-a em cubinhos para facilitar). Forme uma farofa bem solta, apertando com a mão. Acrescente o ovo e incorpore, dando liga. Caso não seja suficiente para ligar a massa, acrescente um pouquinho de leite integral, mexendo com uma das mãos, com delicadeza, para unir a massa. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve a massa à geladeira e deixe resfriar. Abra-a, no formato da assadeira, disponha a massa na assadeira. Pressione, com a ponta dos dedos, para firmar e faça pequenos furos por toda a superfície, utilizando um garfo. Leve a massa enformada à geladeira por cerca de 15 minutos, apenas para resfriá-la. Asse em forno preaquecido a 180º graus até que doure.

Creme de confeiteiro:

Leve ao fogo o leite e metade do açúcar. Deixe aquecer até começar a ferver. Enquanto isso misture bem, em um recipiente, as gemas, o amido e a outra metade do açúcar. Despeje um pouquinho do leite morno, da panela, dentro do recipiente com a mistura de gemas. Misture bem. Isso evita que a gema coagule. Quando o leite da panela estiver quase fervendo, acrescente a mistura de gemas do recipiente. Misture sobre o fogo até ganhar a consistência de creme. Retire do fogo e deixe esfriar, coberto com um plástico filme.

Gelatina de brilho:

Hidrate a gelatina em um pouco de água fria e dissolva em banho-maria. Separadamente, em uma panela, acrescente o restante da água com o açúcar. Leve ao fogo até começar a ferver. Não mexa a mistura enquanto ferve. Adicione a gelatina e, agora sim, misture para incorporar, e leve para gelar.

Montagem:

Espalhe uma generosa camada de creme de confeiteiro por toda a superfície da massa. O creme deve estar gelado. Sobre o creme, disponha fatias de morango, até cobri-lo por inteiro. Os morangos podem ser combinados com outras frutas (que não soltam muita água), como kiwi, pêssegos em calda (*), mirtilos ou uvas do tipo Thompson. Sobre as frutas, espalhe uma camada de gelatina de brilho, com ajuda de um pincel de silicone. (Para tal a gelatina deve estar em consistência semilíquida). Se resfriada, dissolva em banho-maria para atingir o ponto de calda. Uma fina camada basta. Leve a torta à geladeira por pelo menos 15 minutos, para resfriar. Sirva gelada.



(*) enxuga-los em papel-toalha antes de utilizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário