terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cuca de Maçã

Sou a maior fã que existe de um bolo de maçãs...E este é sem dúvida, um dos melhores bolos de maçã que eu já comi na vida... Fácil de fazer, sem complicações, com ingredientes que estão sempre disponíveis, e que pode ser considerado sim, um dos melhores bolos de maçã que eu já fiz...então eu digo: se você também gosta de um bolo de maçã, meu amigo, minha amiga, junte suas maçãs e faça esse bolo, te garanto que vale a pena...Afinal, não são dos alemães as melhores receitas de bolo de maçã do mundo? 

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de açúcar refinado
½ xícara de amido de milho
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
 ½ xícara de leite
Raspas de 1 limão

4 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos

Farofa:

½ xícara de açúcar refinado
1 colher (sopa) de canela em pó
1 xícara de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga 

2 maçãs médias sem casca
100 g de nozes grosseiramente picadas
50 g de uva-passa clara
50 g de uva-passa escura 

Modo de preparo:

Massa:

Em uma batedeira, bata as claras em neve. Transfira para um recipiente e reserve. Depois, ainda na batedeira, coloque o açúcar, as gemas e a manteiga. Bata até formar um creme. Adicione o leite com a batedeira ainda ligada. Desligue a batedeira, acrescente as raspas de limão, a farinha de trigo e o amido de milho. Bata novamente. Some as claras em neve e misture delicadamente com uma colher. Depois, adicione o fermento. Em seguida, unte uma assadeira de fundo falso com manteiga e farinha de trigo. Despeje a massa na assadeira.  Corte as maçãs em fatias médias e coloque por cima da massa. Espalhe as nozes picadas, as passas e por cima a farofa. Asse em forno médio, a 200°C, por, aproximadamente, 40 minutos. Desenforme, polvilhe açúcar de confeiteiro  e decore com 2 ramas de canela cruzadas ou, a gosto.

Farofa:

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo. Misture o açúcar e a canela em pó. Por último, misture a manteiga em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário