domingo, 2 de novembro de 2014

Torta Especial de Frango e Catupiry com Massa de Iogurte

O que achei melhor nessa torta é que não usa gordura vegetal e sim manteiga.  A massa com a gordura vegetal ou banha suína fica bem esfarelenta, bem bonita e gostosa, mas para a saúde a manteiga é melhor, e a adição de iogurte confere crocância e leveza à massa.




Ingredientes:

Massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga ou margarina
1 gema
1 copo (170 g)  de iogurte natural
1 colher (chá) de sal

Recheio:

1 peito de frango
1 colher (sopa) de sal
1 cebola cortada em 4 pedaços
1 talo de salsão
1 folha de louro
1 galho de manjericão
Orégano, a gosto
1 colher (chá) de páprica doce ou picante 
3 tomates sem pele picados
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de galinha
Cheiro–verde picadinho
Sal, a gosto
¼ de xícara de azeite
4 colheres (sopa ) de óleo 
½ xícara de azeitonas verdes picadas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
200 g de Catupiry

Modo de Preparo:

Recheio:


Numa panela de pressão, cozinhe o peito de frango com a cebola cortada em 4, o louro, o salsão e o sal – 1 colher (sopa) - em 2 litros de água, por 20 minutos. Após o cozimento, passe o peito de frango para um prato e deixe-o esfriar (Coe o caldo do frango, descarte os temperos do cozimento e reserve 1 xícara do caldo, para ser utilizado no final do preparo. Processe-o no modo pulsar ou desfie. Coloque o óleo e o azeite na panela. Acrescente a cebola picadinha, o alho, os tomates e o orégano. Dê uma boa refogada. Junte o peito desfiado, o sal e a páprica. Junte o caldo do cozimento do frango,  a salsinha picada, as azeitonas. Polvilhe a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau até engrossar. Retire do fogo e espere amornar. 

Massa:

Coloque a farinha de trigo em um recipiente refratário grande. Faça uma cova no centro da farinha e adicione a manteiga ou margarina. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Adicione a gema, o iogurte e o sal. Vá misturando até obter uma massa homogênea, mas que ainda adere à mão. Embale em filme plástico para uso culinário e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. Divida a massa em duas partes. Com o auxílio de um rolo de macarrão, abra uma das partes sobre uma superfície polvilhada. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (24cm de diâmetro). Coloque o recheio sobre esta massa e espalhe o Catupiry por cima. Abra a parte da massa reservada e cubra o recheio. Feche bem e enfeite com tiras feitas com as sobras da massa. Pincele a gema e leve para assar em forno médio (200ºC), pré-aquecido, até que a massa esteja dourada.

DICAS:
Sirva esta torta também como prato principal de um almoço ou jantar acompanhado de salada verde. Quanto mais tempo esta massa ficar na geladeira mais crocante ela vai ficar. Substitua o frango por uma xícara (chá) de legumes como palmito ou champignon. O iogurte dá leveza ao recheio e um aspecto folhado à massa.

Congelamento:

Depois de fria, embale em papel de alumínio e saco plástico para uso culinário, etiquete, vede e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire a torta do freezer e deixe cerca de 2 horas em temperatura ambiente, embalada. Retire o saco plástico e o papel de alumínio e leve ao forno médio (200°C) por cerca de 30 minutos.

Um comentário: