terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bolo Mousse de Morango

Os morangos têm me perseguido... onde vou os vejo sempre lindos e bem baratos... difícil resistir... trago pra casa, e trato de aproveitá-los! Esse bolo, com recheio delicioso de uma mousse aerada de morango, é uma sobremesa requintada para aproveitar a época dessa fruta, que está no seu melhor momento de doçura e sabor.








 Ingredientes:

Massa do pão de ló

4 ovos (50g cada)
140g de açúcar refinado peneirado
180g de farinha de trigo
50 g de chocolate em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
125 ml de água fervente
2 colheres (chá) de fermento em pó

Calda para umedecer o bolo:

1 xícara de água filtrada
½ xícara de açúcar cristal ou refinado
2 cravos da Índia
3 g de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 3 colheres (sopa) de água filtrada (deixar por 15 minutos)
1 colher (chá) de essência de rum

Recheio:

2 e 1/2 xícaras de chá de chocolate branco
2 xícaras de geleia de morango, industrializada ou veja a receita: http://repaginandoreceitastv.blogspot.com.br/search?q=geleia+de+morango
250 ml de creme de leite fresco batido em chantilly firme

Cobertura e decoração:

250 g de creme de leite fresco batido em chantilly firme
1 caixa de morangos in natura

Ganache brilhante de chocolate:

250 g de chocolate cobertura blend derretido
200 ml de creme de leite fresco
25 g de xarope de glucose

Geleia de brilho:

125 g de açúcar refinado
300 ml de água ou suco de fruta
15 g de amido de milho

Modo de preparo:

Massa do pão de ló:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e forre o fundo de uma forma redonda de 25cm de diâmetro com 5cm de altura com papel manteiga. Na tigela grande da batedeira, bata os ovos com o açúcar em velocidade máxima por 10 minutos. Enquanto isso, numa tigela peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó, o amido de milho e o sal. Passados os dez minutos, abaixe a velocidade da batedeira até a velocidade mínima e despeje a água fervente aos poucos, o óleo e a baunilha. Adicione a mistura da farinha também aos poucos, mas rapidamente. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Espere uns 10 minutos até esfriar e desenforme sob um prato forrado com guardanapo de papel (este procedimento fará com que o papel absorva a umidade do bolo). Retire o papel manteiga com cuidado.

Calda para umedecer o bolo:

Leve ao fogo a água, o açúcar e o cravo e deixe ferver por cinco minutos. Acrescente a gelatina, a essência de rum e misture bem. Espere amornar e utilize.

Recheio:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e misture com a geleia. Junte o chantilly até ficar homogêneo. Leve à geladeira.

Ganache brilhante de chocolate:

Numa panelinha coloque o creme de leite e deixe ferver. Acrescente o chocolate cobertura blend derretido e o xarope de glucose, mexendo sempre com um fuê até homogeneizar. Empregue.

Geleia de brilho:

Misture tudo leve ao fogo até ferver mexendo sempre. Pode colocar corante depois de pronto e ainda quente.

Montagem:

Na forma onde assou o bolo, sobre um plástico-filme, acomode metade do bolo. Umedeça com a metade da calda de açúcar e cubra com o creme de morango. Coloque a outra metade do bolo, umedeça novamente e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme sobre o prato de servir e espalhe uma fina camada de chantilly sobre a superfície, alisando bem. Cubra a lateral do bolo com o chantilly e passe uma espátula de dentes. Com o bico M1 faça a decoração na base entre o bolo e o prato para dar um belo acabamento. Despeje a ganache sobre o bolo, deixando que escorra em volta do bolo até aproximadamente a metade da altura. Decore com as frutas in natura mergulhadas na geleia de brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário