sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bolo de Fécula de Batata

Um bolinho gostoso é sempre muito bem vindo, dá força e coragem, e ao mesmo tempo aconchego e carinho. Acho que não preciso dizer a vocês que experimentem, tenho certeza que vocês vão querer fazer isso!







Ingredientes:

Massa:

10 ovos
400 g de açúcar
250 g de fécula de batata
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Cobertura:

1/2 litro de leite integral
100 g de açúcar refinado
1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho 
2 gemas
2 cascas de limão
1 rama de canela
coco ralado em flocos para polvilhar
copinhos de chocolate branco (para decorar)
ganache de chocolate (ver abaixo)

Ganache de chocolate:

200 g de creme de leite
200g de cobertura de chocolate meio-amargo

Modo de preparo:

Massa:

Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada bem volumosa. Bata as claras em neve bem firme. Envolva bem, alternadamente e sem bater, as claras e colheradas de fécula e de farinha. Coloque a mistura numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve a forno a 180º cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito.

Cobertura:

Bata as gemas com o açúcar até dobrar de volume. Desfaça o amido de milho no leite e junte às gemas. Bata bem com o fuê. Adicione a canela e as cascas de limão e leve ao fogo. Mexa sempre até a mistura ficar bem espessa. Cubra o bolo com o creme (se quiser pode abrir o bolo ao meio e recheá-lo com creme, como faço de vez em quando) e polvilhe-o abundantemente com o coco ralado. Encha os copinhos de chocolate branco com a ganache e coloque-os no bolo, decorando a seu gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário