sábado, 5 de outubro de 2013

Cheeseburguer

O hambúrguer é um sanduíche safado. Ele se faz de contraventor, de inimigo da saúde, é ícone do fast food, mas, no fundo, no fundo, é apenas um singelo bolinho de carne com pão. Ou deveria ser. Com uma fatia de queijo azul, ainda vira prato gourmet!







Ingredientes:

720 g de fraldinha moída com gordura*
2 colheres (sopa) de água 
2 colheres (sopa) de azeite 
4 fatias de queijo prato ou o queijo da sua preferência
4 pães de hambúrguer
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional)

Modo de preparo
:


Corte os pães ao meio, transfira para 4 pratos e reserve. Se preferir, leve ao forno baixinho para aquecer. Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior que o diâmetro do pão. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne - quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois). Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. No último minuto, coloque o queijo prato e regue com uma colherinha de água no meio da frigideira para deixar o queijo puxa-puxa. Tampe novamente. Atenção: nem pense em apertar o hambúrguer contra a frigideira enquanto ele estiver grelhando! Com uma espátula, coloque os hambúrgueres nos pães e sirva a seguir. Deixe a carne descansar por um minutinho antes de comer - ela fica mais saborosa, pois os líquidos internos se acomodam.

Mais sabor!
*cerca de 20% do volume total é a melhor proporção de gordura para carne de hambúrguer. Uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado.

Sirva com:
Além da combinação clássica de hambúrguer com batatas fritas que você já conhece, não deixe de acrescentar uma salada fresquinha para acompanhar.








Foto de Charles Naseh para seção Panelinha na revista LOLA
(pena que saiu de circulação...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário