quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Costelinha Assada com Couscous Marroquino e Chutney de Manga

Essa receita é uma ótima opção para deixar o dia a dia mais saboroso. Mas, principalmente, é incrível para receber amigos e parentes no fim de semana. O chutney de manga é uma opção prática para temperar a carne e o couscous marroquino além de delicioso, confere leveza ao prato.






Ingredientes:

Costelinha:

1 kg de costelinha suína
Suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho inteiros, sem casca
2 xícaras de água
Azeite e limão para pincelar

Couscous:

1 xícara de cuscuz marroquino
1 xícara de água fervente
3 colheres (sopa) de azeite
1 abobrinha cortada em tiras finas e compridas
1/2 xícara de ervilha torta cortada em pedaços
1/2 xícara de ervilha
Sal a gosto
Casca ralada de 1/2 limão siciliano
8 colheres (sopa) de chutney de manga - receita aqui: http://repaginandoreceitastv.blogspot.com.br/2013/03/chutney.html

Modo de preparo:

Costelinha:

Na véspera, em uma tigela grande, tempere a carne com o suco de limão, sal e pimenta e deixe marinar, coberta com filme plástico, na geladeira, por 24 horas. Retire e mantenha em temperatura ambiente por 30 minutos. Em uma assadeira (de preferência, sobre uma grade), arrume as costelas e, sobre elas, o ramo de alecrim e os dentes de alho. Regue com a água. Leve ao forno moderado (180°C), pré-aquecido, coberto com papel-alumínio, por duas horas. Retire o papel e regue a carne com o líquido que se formar na assadeira. Pincele as costelas com azeite e limão e asse em forno quente (220°C) por mais 15 minutos ou até dourar. Reserve.

Couscous:

Em uma vasilha, regue o cuscuz com a água e misture. Deixe descansar, com a vasilha tampada, por cinco minutos. Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a abobrinha e os dois tipos de ervilha e refogue até ficarem al dente. Com um garfo, mexa o cuscuz para soltar os grãos. Misture com os legumes refogados e, se necessário, tempere com sal e regue com azeite. Junte a casca de limão. Sirva as costelinhas com o caldo da assadeira, colheradas do chutney de manga e gengibre e o cuscuz.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário