sábado, 5 de outubro de 2013

Tomate Seco

O micro-ondas é um eletrodoméstico bem útil, especialmente para as famílias em que cada um come em um horário – só se esquenta o prato a ser comido, e isso evita voltar à panela toda ao fogo o tempo todo.

Mas se não é o caso, pode ser que você se veja com uma espécie de trambolho na cozinha, fadado a esquentar uma caneca de leite de vez em quando. Não precisa. O aparelho também é aliado de quem gosta de cozinhar. A receita deste tomate seco, por exemplo, é uma das que vão super bem no "micro". 


Esta não é a clássica receita de tomates seco. É uma versão simplificada e mais rápida de ser feita. Mas nem por isso não é boa. É ótima! É uma boa ter um vidrinho com estes tomates na geladeira de casa. Ele às vezes é uma salvação. O bom é que é uma espécie de conserva e dura bastante tempo na geladeira. Dá para comer com torradas, com macarrão, fazer alguns petiscos, etc…

Ingredientes:

10 tomates bem maduros
2 colheres (de chá) de açúcar
2 colheres (de chá) de sal
1 xícara (de chá) de azeite extra-virgem
2 dentes de alho amassados
1 colher (de chá) de orégano
Papel-toalha

Modo de preparo:

Lave e corte os tomates na metade, no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma faca ou de uma colher, retire as sementes e a polpa do tomate. Reserve a polpa com as sementes para fazer outra receita. Cubra um recipiente (que possa ir ao micro-ondas) com papel toalha. Arrume, sobre o papel toalha as metades dos tomates, com as cascas viradas para cima. Leve ao micro-ondas por cinco minutos. Quando este tempo acabar, retire os tomates com uma colher (com muita delicadeza para não esbagaçar), retire o papel, enxugue e coloque um novo papel. Arrume novamente as metades dos tomates e leve ao micro-ondas por mais cinco minutos. Retire e arrume-os em uma forma polvilhada com 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar. Arrume os tomates sobre essa mistura. Polvilhe mais 1 colher (de chá de sal) e 1 colher (de chá) de açúcar por cima dos tomates e leve ao forno convencional, a 200ºC por 15 a 20 minutos ou até os tomates começarem a dourar. À parte misture o azeite com o alho amassado e com o orégano. Coloque metade desta mistura em um vidro e arrume os tomates por cima (ainda quentes). Coloque o restante do azeite aromatizado sobre os tomates e espere esfriar. Tampe e conserve na geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário