segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bolo Amanteigado para Chá



Esta é uma receita simples e prática, ideal para quem não abre mão de um bolinho na mesa, mas não tem muito tempo para cozinhar.











Ingredientes:

3 xícaras de farinha de bolos * - peneire antes de medir
1 pitada de sal
200 g de manteiga sem sal, amolecida
3 xícaras de açúcar refinado
7 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 caixinha de creme de leite
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)

Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central de 25cm de diâmetro (com 11,2cm de altura). Peneire a farinha e o sal juntos duas vezes. Reserve.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Reduza para a velocidade baixa e acrescente metade da mistura de farinha, seguida de todo o creme de leite e o restante da farinha, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela e então bata a massa em velocidade média-alta por 5 minutos – a massa vai ficar bem cremosa e sedosa. Transfira a massa para a forma preparada e bata-a levemente sobre a pia uma ou duas vezes para remover bolhas de ar. Coloque a forma no forno ainda frio e acenda-o na temperatura de 180°. Asse até que o bolo cresça e doure, por 1 hora a 1 hora e 25 minutos (faça o teste do palito: ele deverá sair com alguns farelinhos de bolo). Deixe o bolo esfriar dentro da forma sobre uma gradinha por 30 minutos. Em seguida, desenforme com cuidado sobre a gradinha, passando uma faquinha nas laterais da forma se necessário.  Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro se desejar. O bolo pode ser guardado (depois de totalmente frio), bem embrulhado em plástico filme ou em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 5 dias.

* farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário