quarta-feira, 1 de maio de 2013

Rosbife com Legumes Salteados



O mês de maio já começou — alguém mais está com a impressão que o ano está voando? — e justamente no primeiro dia do mês é feriado. Mas bem no meio da semana... Bom, pelo menos é uma pausa para a correria que tem sido 2013.
O fato de o feriado cair numa quarta-feira, sem direito a esticada para emendar o fim de semana, tem, sim, um lado bom. É uma oportunidade de sair da rotina sem sair da cidade, quebrar a lógica do “segunda-a-sexta” e ir ao shopping, pegar um cineminha, levar as crianças ao parque, exposição, ou desfrutar de um dia inteirinho em casa, de bobeira... e o melhor de tudo: no dia seguinte já é quinta. Maravilha!
Minha sugestão de atividade para o 1º de Maio, portanto, é conferir esta receita de rosbife, para fazer com calma e servir para os amigos no almoço.
Todo mundo gosta de um bom rosbife (salvo os vegetarianos, é claro!). E o clássico prato inglês é fácil, fácil de fazer. Bom feriado!



Rosbife:

Ingredientes:

500 g de filé mignon
sal e pimenta-do-reino a gosto
óleo de canola para untar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 220º C (temperatura alta). Unte uma assadeira com óleo, coloque a carne e leve ao forno. Deixe assar por 15 minutos na temperatura máxima. Abaixe o fogo para temperatura média e deixe a carne assar por mais 15 minutos. Retire a assadeira do forno e cubra a carne com papel-alumínio. Deixe a carne descansar por 10 minutos. Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino, a gosto.

Molho:

Ingredientes:

2 cenouras
3 talos de salsão
1 cebola
1/4 xícara (chá) de óleo de canola
2 xícaras (chá) de caldo de carne
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Corte a cenoura, o salsão e a cebola em cubos pequenos. Numa panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo médio. Acrescente a cebola e mexe bem até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão e refogue por 10 minutos em fogo baixo. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, junte a farinha de trigo e mexa bem até obter uma pasta caramelo claro. Retire do fogo. Aos poucos, regue a pasta de farinha com o caldo de carne quente, mexendo bem para desfazer os gruminhos que se formam. Junte todo o caldo, os legumes refogados e leve ao fogo médio até engrossar um pouco, cerca de 5 minutos.Passe o molho por uma peneira, espremendo bem os legumes para extrair todo o sabor. Dispense os legumes.

Legumes:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de cenouras baby
1 xícara (chá) de brócolis
1/2 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto

Modo de preparo:

Lave muito bem o brócolis. Corte em floretes pequenos. Leve uma panela com água ao fogo alto. Quando ferver, coloque os brócolis e deixe cozinhar por 30 segundos. Com uma escumadeira, transfira o brócolis para uma tigela com água fria e gelo. O choque térmico faz com que os vegetais fiquem com uma cor mais bonita (e não continuem cozinhando no próprio calor).  Numa frigideira, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, coloque a cenoura, o brócolis e tempere com sal. Misture e deixe cozinhar por 1 minuto. Os legumes devem ficar crocantes.

Você pode também selar bem a carne, de todos os lados, numa frigideira bem quente, antes de levar ao forno.

Fonte: Cozinha Prática







Nenhum comentário:

Postar um comentário