segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Bolo Ouro Branco

Agradeço de coração aos votos recebidos pelo meu aniversário...vocês são muito especiais pra mim! Fiquei devendo a receita do bolo. É com grande prazer que compartilho com vocês. Este bolinho foi preparado faz já algum tempo, mas acho que talvez não seja tarde demais para relembrá-lo!












Ingredientes:


Bolo:

4 ovos (50g cada)
140g de açúcar refinado peneirado
180g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo vegetal
1 colher (chá) de essência de baunilha
125ml de água fervente
2 colheres (chá) de fermento em pó

Calda para umedecer o bolo:

½ lata de leite condensado
200 ml leite integral
1 caixa de creme de leite
6g de gelatina incolor sem sabor hidratada com 5 colheres (sopa) de água

Primeiro recheio: doce de leite cozido e crocante:

2 latas de leite condensado cozido por 25 minutos em panela de pressão e frio
Crocante:
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de nozes grosseiramente picadas
2 colheres (sopa) de leite em pó

Segundo recheio: mousse e chocolate branco picado:

200g de chocolate branco picado para a mousse
200ml de creme de leite fresco
1 clara
1 colher (sopa) de açúcar
200g de chocolate branco para o recheio (*)

Cobertura – Buttercream de Coco:

3 claras
1 pitada de sal
1 xícara (200g) de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de água
280g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2/3 xícara (160ml) de leite de coco, sem adição de açúcar

Para decorar:
12 bombons Ouro Branco
Calda de chocolate escuro
Raspas de chocolate branco

Modo de preparo:

Bolo:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e forre o fundo de uma forma redonda de 25cm de diâmetro com 5cm de altura com papel manteiga. Na tigela grande da batedeira, bata os ovos com o açúcar em velocidade máxima por 10 minutos. Enquanto isso, numa tigela peneire a farinha de trigo, o amido de milho e o sal. Passados os dez minutos, abaixe a velocidade da batedeira até o mínimo e despeje a água fervente aos poucos, o óleo e a baunilha. Adicione a mistura da farinha aos poucos, mas rapidamente. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Espere uns 10 minutos até esfriar e desenforme sob um prato forrado com guardanapo de papel (este procedimento fará com que o papel absorva a umidade do bolo). Retire o papel manteiga com cuidado.

Calda para umedecer o bolo:

Em uma panelinha, leve ao fogo o leite condensado, o leite integral e o creme de leite até ferver. Junte a gelatina previamente dissolvida na água e derretida no micro-ondas potência alta por 20 segundos. Utilize à temperatura ambiente.

Crocante:

Levar o açúcar ao fogo até caramelar.  Derramar sobre o granito untado com manteiga. Polvilhar as nozes por cima. Deixe esfriar, quebre em pedaços e leve ao processador e dê pulsadas leves para triturar a gosto. Misture o leite em pó e reserve.

Segundo recheio: mousse e chocolate branco picado:


Derreta os 200g de chocolate com ¼ xícara do creme de leite em banho-maria. Misture até obter um creme brilhante. Retire do fogo e reserve até que esteja em temperatura ambiente.
Bata o creme de leite restante até chegar ao ponto de chantilly. Numa outra tigelinha bem seca e limpa, bata a clara com o açúcar até obter um merengue brilhante e firme.
Misture o merengue ao creme de chocolate branco e misture delicadamente. Junte o chantilly e mexa rapidamente – não misture demais para não arruinar a textura da mousse. Mantenha na geladeira até a hora de usar. Reserve os outros 200g para espalhar por cima do recheio na montagem do bolo.

Cobertura – Buttercream de Coco:

Coloque as claras e o sal na tigela grande da batedeira – você vai usar o batedor de arame para esta etapa da receita. Misture o açúcar e a água numa na panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe ferver e então não misture mais – ferva até a mistura chegar à temperatura de 114°C (use um termômetro culinário). Bata as claras em velocidade média até espumarem. Vá acrescentando a calda quente aos poucos, em fio, pela lateral da tigela (se a calda atingir o batedor vai espirrar). Acrescente toda a calda e continue batendo até o merengue chegar à temperatura do seu corpo. Com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando a manteiga, várias colheradas por vez, e bata até conseguir uma cobertura cremosa e homogênea. Comece a acrescentar o leite de coco, em várias adições, raspando as laterais da tigela com uma espátula a cada adição. 

Montagem do bolo:

Corte o bolo em três partes. Umedeça com 1/3 da calda. Espalhe o primeiro recheio e por cima o crocante. Disponha a segunda camada do bolo, umedeça com mais 1/3 da calda e espalhe o segundo recheio e sobre este as raspas de chocolate branco. Finalize com a última camada do bolo. Cubra o topo e as laterais do bolo com a cobertura e alise com uma espátula. Espalhe as raspas de chocolate branco e a calda de chocolate escuro e finalize com os bombons Ouro Branco cortados ao meio.


(*) Na receita original, no recheio da mousse de chocolate, são acrescentados os bombons Ouro Branco picados. Eu pessoalmente não aprecio, pois acho que entre as duas partes do bolo, o recheio dos bombons amolecem. Com chocolate picado fica mais crocante e na minha opinião, muito mais saboroso. Na cobertura, observe que o recheio dos bombons, não ficam em contato com a cobertura do bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário