quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Olho de Sogra Caramelado


Uma mordida é suficiente para romper a fina casca de caramelo, que envolve um recheio conhecido: coco, leite condensado, açúcar cristal, manteiga e gemas.  O doce é simples de fazer. A massa não tem erro. É só mexer e pronto. Mas isso não quer dizer que a receita não tenha segredinhos: tem que deixar descansar de um dia para o outro. Se não for possível esperar tanto tempo, quatro horas são suficientes. Assim, ela ganha firmeza e não corre o risco de desmanchar antes da casquinha - ou, pior, da festa.




 Ingredientes:

Olho de Sogra:

1 lata de leite condensado
3 colheres (chá) de açúcar cristal
100 gramas de coco ralado
1 colher (sobremesa) de margarina
2 gemas
250 gramas de ameixas pretas sem caroço

Calda caramelada:

2 xícaras de açúcar cristal
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de vinagre

Modo de preparo:

Olho de Sogra:

Leve ao fogo todos os ingredientes, menos as ameixas, mexendo sem parar por 13 minutos. Despeje num refratário untado com margarina, deixe esfriar e reserve. deixe a massa descansando por, no mínimo, 4 horas, coberta com plástico-filme. O ideal é que ela descanse de um dia para o outro, assim, fica firme por mais tempo. Corte as ameixas ao meio, Unte as mãos com manteiga, pegue porções do doce com ajuda de uma colher de chá, enrole finalizando com a ameixa. Reserve.

Calda caramelada:

Numa panela, coloque todos os ingredientes (exceto o vinagre, quando começar a ferver, acrescente-o - ele evitará que o caramelo fique melecado). Misture bem antes de levar ao fogo. Deixe ferver até dourar, ou no ponto-de-quebrar. Teste numa xícara de água fria, quando estalar estará no ponto. Atenção: não mexa em nenhum momento. Tire do fogo e mergulhe ligeiramente cada docinho (espetado em um palito) na calda e depois vá colocando numa forma untada com um pouco de óleo.  Depois que a calda secar, retire os palitos e arrume os docinhos em forminhas de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário