quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Carne Louca



Servida fria, esta receita multiuso de carne de lagarto bovino, serve de aperitivo, sobre torradas, de entradinha, em tigelinhas individuais, ou como refeição completa, servida como uma rica salada. E o melhor: a cada dia que passa fica ainda mais gostosa!





Ingredientes:

Para carne:

1 kg de lagarto
1 cebola
2 folhas de louro
2 cravos da índia
1 rama de canela
1 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1 colher (sopa) de sal

Para o molho:

½ xícara de azeite
½ xícara de óleo
3 cebolas cortadas em rodelas
6 tomates picados sem pele
1 pimentão verde cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 xícara de azeitonas sem caroço
¾ xícara de vinagre
Sal, orégano, cheiro verde e manjericão à gosto

Modo de preparo:

Carne:

Divida a cebola ao meio, no sentido do comprimento e, em cada parte, coloque 1 folha de louro presa por 1 cravo da índia. Corte a cenoura em rodelas e o salsão em 3 partes. Na panela de pressão, coloque o lagarto, a cenoura, o salsão,  as metades da cebola com o louro,  a canela em rama, a água e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 1 hora. Desligue. Quando o vapor terminar, abra a panela, retire a carne e deixe na geladeira de um dia para o outro. Coe o caldo e guarde para futuras preparações. No dia seguinte, corte a carne em fatias bem finas, de preferência, num fatiador de frios. Se não for possível corte com faca elétrica ou então com uma faca bem afiada ou até se você preferir pode também desfiá-la.

Molho:

Aqueça o azeite e o óleo e refogue as cebolas. Junte os tomates e deixe desmanchar. Acrescente os pimentões e as azeitonas. Tempere com o vinagre, sal, orégano, cheiro verde e manjericão à gosto e refogue por alguns minutos em fogo baixo.

Finalização:

Arrume numa forma refratária, camadas de carne e de molho. Se for preciso, junte mais óleo ou azeite para que a carne fique bem mergulhada no molho. Conserve na geladeira tampada. Se quiser, junte pimenta vermelha ao molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário