domingo, 5 de janeiro de 2014

Bolo dos Reis

Muito fácil de fazer, este bolo tornará sua mesa de festa ainda mais gostosa. Você pode fazer variações substituindo as passas por igual quantidade de ameixas picadinhas e o açúcar mascavo pela mesma porção de rapadura picadinha, derretendo-a antes de empregá-la. Se quiser, enriqueça a decoração intercalando as cerejas com tirinhas de frutas cristalizadas.



Ingredientes:

1 xícara de manteiga (200 g)
2 xícaras de açúcar mascavo
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de frutas cristalizadas (150 g)
1 xícara de passas sem sementes (100 g)
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Glacê branco:

250 g de açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado peneirado
3 colheres (sopa) de rum ou suco de limão
4 colheres (sopa) de água quente

Guarnição:

Cerejas verdes e vermelhas em calda

Modo de preparo:

Massa:

Bata a manteiga até virar um creme. Junte o açúcar mascavo e misture muito bem. Junte as gemas, uma a uma, e bata até que fiquem bem incorporadas à Massa. Acrescente o leite condensado aos poucos batendo e despejando-o em fio. Desligue a batedeira e adicione a farinha de trigo peneirada e misture muito bem. Acrescente as frutas cristalizadas, as passas e o fermento. Por último, junte as claras batidas em ponto de neve bem firme. Despeje a massa numa forma grande com buraco, untada e enfarinhada, e asse em forno médio pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 1 hora.

Glacê branco:

Misture bem o açúcar de confeiteiro peneirado, o rum e a água quente, e empregue em seguida. Guarneça com cerejas bem escorridas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário