domingo, 5 de janeiro de 2014

Massa de Verão

Estamos vivendo dias típicos de um verão tropical, o calor impera, o sol brilha inclemente no céu sempre azul. Praias e piscinas lotadas, todos querendo se refrescar um pouquinho. Dias assim pedem refeições leves, não temos disposição para horas na cozinha, nem tampouco vontade de comer algo que pese no estômago. Essa massa deliciosa me pareceu ideal para ser saboreada também, com um belo churrasco de domingo J.



Ingredientes:

500 g de macarrão fusilli, fafalle, penne ou qualquer outra massa curta
200 g de presunto de parma ou cru
200 g de muçarela de búfala
50 g de alho poró
200 ml de creme de leite
1 xícara de maionese
100 g de tomates italianos em concassé (ou tomates-cerejas cortados ao meio)
Folhas de rúcula, a gosto
Azeite a gosto
Azeitonas pretas sem caroço picadas grosseiramente
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Manjericão verdes e/ou roxo (folhas e flores), a gosto
Tomilho fresco, a gosto
Orégano seco, a gosto
Cheiro-verde picado, a gosto
Lascas de queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão al dente e escorra. Coloque numa tigela e reserve. Em uma frigideira, doure o alho-poró com azeite, adicione o presunto cru e salteie rapidamente.
Junte o tomates, tempere com o sal, o vinagre balsâmico a pimenta do reino, as ervas frescas e o orégano. Despeje sobre o macarrão cozido, acrescentando as azeitonas, a muçarela, a maionese e o creme de leite previamente misturados. Envolva todos os ingredientes delicadamente. Distribua as lascas de queijo parmesão e as folhas de rúcula por sobre o prato para finalizar.

Há inúmeras possibilidades no preparo dessa massa. Pode-se acrescentar e/ou retirar alguns produtos, de acordo com a preferência da família e convidados. O figo fresco cortado em 4 ou melão boleado também fica muito saboroso. O atum ou camarão levemente salteado, no lugar do presunto, cenoura ralada, enfim, o que a sua imaginação criar e o que estiver disponível em sua despensa e geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário