terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sorvete Cremoso de Manga

Este sorvete é natural, não leva espessante, emulsificante, corante, nem é feito em sorveteira, forma um pouco de cristais de gelo. Mas quando batemos na batedeira, eles são dissolvidos e o sorvete fica bem cremoso.  Se deixar no freezer até endurecer, os cristais formam-se um pouco novamente. Mas se deixar em temperatura ambiente por meia hora ou descongelar na teclar “descongelar” do micro-ondas por alguns segundos e mexer com uma colher novamente, ele volta a ficar cremoso. Eu adorei servir com pedaços de manga bem fresquinha, cortados na hora! O limão é fundamental, porque ele ajuda a deixar o sorvete mais espesso, já que leva leite condensado (é o princípio do recheio das tortas de limão). Além do que, dá um realce de sabor excepcional, já que manga é docinha e contém pouca acidez. Usei a manga tipo “Palmer” por quase não possuir fibra. Pode usar a “Haden” também, mas ela contém mais fibra. 

Ingredientes:

4 mangas tipo “Palmer” descascadas e cortadas em pedaços
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
Suco de 2 limões Tahiti
½ sachê de gelatina sem sabor
2 colheres (sopa) de água, para hidratar a gelatina

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina:

Numa tigelinha coloque primeiro a água. Polvilhe então meio sachê da gelatina em pó, sem sabor. Misture bem com um garfo. Leve ao micro-ondas por 15 segundos. Retire, mexa novamente com o garfo. Reserve.
No copo do liquidificador, coloque todos os ingredientes menos a gelatina hidratada.
Bata bem até formar um creme (cerca de 2 minutos).
Acrescente em seguida a gelatina e bata novamente por 1 minuto.
Coloque numa travessa pequena (eu coloquei num pote plástico, sem a tampa), e leve ao freezer por pelo menos 3 a 4 horas.
Retire do freezer, deixe descongelando em temperatura ambiente cerca de 15/20 minutos. Corte com uma faca em pedaços, e coloque na tigela da batedeira. Pode usar a batedeira manual também.
Aguarde até que os pedaços estejam um pouco mais macios (não deixe derreter), para que consiga bater em creme.
É necessária esta segunda etapa para quebrar os cristais de gelo que se formam. Bata por 3 a 4 minutos (ficará numa consistência bem cremosa – depois você leva mais um pouco ao freezer).
Leve ao freezer entre 40 minutos a 1 hora.

Mexa com uma colher.
Sirva em seguida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário