quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bacalhoada Gratinada ao Molho Bechamel



Ainda com pratos para Páscoa, era a minha intenção preparar o clássico “Bacalhau ao Forno”, quando me deparei com esta receita ganhadora de concurso, que tem cara familiar. Remeteu à minha infância e apresenta um equilíbrio perfeito entre sabores. Já havia dessalgado o bacalhau – não tive dúvidas – preparei esta delícia que compartilho com vocês. A Páscoa já passou, mas vale guardar esta receita para uma ocasião especial: um almoço festivo ou um jantar requintado...







Ingredientes:
Bacalhau:

1 kg de postas de bacalhau dessalgado
1 xícara de azeite de oliva
1 cebola grande cortada em pétalas
4 batatas grandes

Molho Bechamel:

1 litro de leite integral
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ cebola
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
Sal e noz-moscada a gosto

Montagem:

200 g de muçarela para gratinar
2 ovos cozidos
50 g de azeitonas portuguesas
Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Bacalhau:

Leve ao fogo uma panela grande com bastante água. Quando a água ferver, coloque as postas de bacalhau e deixe por cinco minutos ou até que as lascas do bacalhau comecem a se soltar. Escorra bem a água do bacalhau e reserve para cozinhar as batatas. Limpe todos os espinhos e pele das postas, separando-as em lascas e reserve. Depois, coloque as lascas em um pano limpo e seco, enrole e aperte para retirar toda a água. Este passo é importante para que não junte água quando for ao forno. Coloque as batatas com a casca em uma panela e cubra com a água do cozimento do bacalhau reservada. Leve a panela ao fogo e quando ferver, conte 10 minutos e desligue. Este tempo será o suficiente para deixar as batatas levemente cozidas, mas sem desmancharem no forno. Enquanto as batatas estiverem no fogo, aqueça o azeite em uma frigideira. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Junte as lascas de bacalhau e mexa delicadamente para não desfazer. Deixe no fogo por aproximadamente cinco minutos. Reserve.

Molho Bechamel:

Em um recipiente misture a manteiga e a farinha e mexa até virar uma massa firme. Reserve. Use o cravo para prender o louro na cebola de forma que a folha fique fixa. Em uma panela aqueça o leite. Junte a metade da cebola com o cravo e o louro espetado. Deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Desligue o fogo, retire a cebola e acrescente a massa de farinha e manteiga. Bata vigorosamente até que a massa de farinha dissolva no leite. Volte a mistura para o fogo (baixo). Deixe cozinhar por mais 15 minutos sem parar de mexer. Acrescente a noz-moscada ralada na hora, acerte o sal e reserve.

Montagem:

Descasque as batatas que já estão frias e corte em rodelas de um centímetro. Unte um refratário com azeite e forre o fundo com as rodelas de batata. Coloque sobre as batatas, as lascas de bacalhau e cubra tudo com o molho bechamel. Salpique a muçarela e leve ao forno a 180º até gratinar. Enquanto gratina, descasque e corte os ovos cozidos ao meio. Assim que retirar o refratário do forno, decore com os ovos, as azeitonas e o cheiro-verde picadinho.

Fonte: Carolina Tavares
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário