segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Poderosa Aveia



Ultimamente tenho pesquisado bastante sobre alimentos funcionais. Não quero dizer que abandonei aqueles não tão funcionais – ninguém é perfeito! Mas outro dia encontrei num artigo da Nutricionista Márcia Daskal bastante informação à respeito da aveia, e me lembrei de mais um hábito abandonado: mingau de aveia polvilhado com canela, que saboreava na infância e que hoje seria super bem-vindo nesta noite de inverno:

“Muita gente sabe, mas não custa falar: a aveia é um alimento que tem tanta coisa boa que, se os desavisados soubessem, com certeza a consumiriam mais frequentemente.

Algumas de suas preparações mais tradicionais parece que caíram em desuso. Mingau de aveia por exemplo: eu acho uma delícia, mas não vejo as crianças de hoje comendo com a frequência com que se comia na minha infância. Por que será?

Quem convive (ou já conviveu) com um menino adolescente deve saber que a aveia é o ingrediente principal da mistura que é moda entre jovens que gostam de esportes e aventura. Carinhosamente apelidada por um cliente meu de “concreto”, esta mistura é feita à base de banana, aveia e tudo o mais que tiver no armário (leite em pó, germe de trigo, canela, cacau em pó e sabe lá mais o que).

Numa pesquisa informal nas redes sociais, descobri que a maioria dos internautas come aveia com frutas, em vitaminas ou iogurtes. Mas seu sabor neutro permite que ela seja consumida facilmente em preparações doces e salgadas. Alguém comentou que usa uma mistura de aveia e gergelim para fazer empanados no forno. E tem gente que mistura em almôndegas, hambúrguer caseiro e bolo de carne moída. Delícia!

Nutrição

Que a aveia ajuda a regular o intestino, todo mundo sabe. Isso significa desde uma ajudinha para evitar o desconforto da prisão de ventre até a prevenção do câncer de intestino. Mas não é só isso.

A aveia faz bem para a pele, pois contém zinco e silício. Essas propriedades são bem conhecidas da indústria cosmética e da cultura popular, que indica banhos de aveia para aliviar problemas de pele como coceiras, eczema e até queimaduras solares.

Erroneamente, acredita-se que a aveia engorde. Puro mito. Por ser um alimento saudável, rico em minerais e fibras, a aveia alimenta e sacia, o que ajuda bastante quem está fazendo dieta. Estudos indicam, inclusive, que quem consome aveia regularmente consegue reduzir o peso de maneira eficiente e prevenir a obesidade, além de outros benefícios agregados.

O consumo regular de aveia ajuda a equilibrar a pressão, é eficaz no controle da diabetes e especialmente importante no controle do colesterol.

Por isso, se você quer ter uma alimentação mais saudável, consuma aveia regularmente. Flocos, farelo ou farinha - todos eles apresentam as mesmas propriedades nutricionais. Minha dica é que você comece imediatamente: os benefícios começam já com o consumo de 1 colher de sopa por dia! “

Mingau de Aveia

Ingredientes:

1 copo de leite integral
3 colheres de sopa de aveia
1 colher de sopa de açúcar
Canela em pó para polvilhar, a gosto

Modo de preparo:

Leve ao fogo alto, mexendo sempre, por cerca de cinco minutos ou até o mingau engrossar. Retire do fogo e sirva quente, polvilhando canela em pó a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário