terça-feira, 18 de junho de 2013

Trança de Amêndoas



Tem um quê de terapêutico fazer pão em casa: dá pra sovar os problemas até eles sumirem! Essa trança feita com farinha de amêndoas e rum é deliciosa e uma ótima sugestão para o lanche da tarde, acompanhada de um chá ou café... Irresistível! 










Massa:

300 g de farinha de trigo
50 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
50 g  de açúcar refinado
1 ovo tipo extra
2 g de sal
20 g de fermento biológico fresco
50 ml de água

Recheio:

100 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
100 g de açúcar refinado
1 ovo tipo extra
100 g de farinha de amêndoas
7 ml de rum
15 g de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Amêndoas laminadas para decorar

Finalização:

40 g de geléia de brilho

Modo de preparo:

Recheio:

No processador de alimentos bata a manteiga com o açúcar até que o creme fique bem macio e claro. Adicione o ovo e bata até que a mistura se torne homogênea. Acrescente as amêndoas moídas, a farinha de trigo e o rum. Bata novamente até que os ingredientes estejam agregados. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de utilizar.

Massa:

Em uma tigela grande misture todos os ingredientes da massa. Sove bem até conseguir uma massa lisa e macia. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com um rolo e espalhe o creme por cima. Coloque em assadeira untada e deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos. Enrole a massa e corte ao comprido em 3 partes. Faça uma trança com a massa. Antes de ir ao forno, pincele com gema de ovo diluída em um pouco de água. Espalhe as amêndoas laminadas. Asse a 180 °C por cerca de 25 minutos. Ao retirar do forno, pincele imediatamente uma camada fina de geléia de brilho.

Fonte:  Chef Joyce Viana Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário