sábado, 15 de junho de 2013

Cupcake de Chocolate com Cobertura de Nhá Benta



Um pouco da história do Nhá Benta, que foi criado em 1950, quando a Kopenhagen cogitou a ideia de produzir hóstias para a Igreja. O projeto não vingou, entretanto fez história: o biscoito foi, literalmente, a base para a criação do Nhá Benta. O marshmallow com cobertura de chocolate ao leite é criação de um austríaco chamado Höffer, que na época era o responsável pelas montagens do marzipan. Era tudo feito à mão, em um saco, um por um, sobre papel-manteiga. Na hora de soltar não se aproveitavam todos. Foi aí que entrou o wafer, para fazer a base. Estava pronta a receita do clássico. Esse doce fez parte da minha infância, dos meus filhos e agora do meu neto. Com base nesse delicioso doce, estou postando uma receita que tem a mesma base e recheio do Nhá Benta e de quebra um saboroso bolo de chocolate recheado com doce de leite.






Ingredientes:

Massa:

115 g de manteiga amolecida (1/2 xícara)
200 g de açúcar (1 xícara + 1 colher (sopa))
170 g de ovos (3 unidades grandes)
5 g de essência de baunilha (1 colher (chá))
180 g de farinha de trigo (1 ½  xícara)
50 g de cacau em pó (1/2 xícara)
5 g de fermento em pó (1 colher (chá))
2 g de sal (1 pitada)
180 g de leite (3/4 xícara)

Marshmallow:

3 claras (3 unidades)
200 g de açúcar refinado (1 xícara + 1 colher (sopa))
½ xícara de água filtrada
6 g de gelatina em pó incolor sem sabor (1/2 envelope)

Recheio:

1 lata de doce de leite condensado cozido por 25 minutos na panela de pressão

Cobertura de chocolate:

500 g de chocolate meio-amargo picado e derretido
30 g de gordura de coco

Modo de preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga amolecida e o açúcar e bata bem até formar uma mistura homogênea (+/- 10 minutos). Adicione, aos poucos, os ovos e a baunilha. Acrescente a farinha de trigo, o cacau em pó, o sal e o fermento em pó, previamente peneirados e bata mais um pouco. Por último, e aos poucos, coloque o leite e bata somente até incorporar à massa. Desligue a batedeira. Numa forma de cupcake com forminhas de papel-manteiga dentro, coloque porções da massa de chocolate e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por +/- 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Faça uma cavidade nos cupcakes, utilizando um vazador culinário. Se não tiver esse utensílio, use uma faquinha na diagonal. Retire o miolo até quase atingir uns 2 cm da base. Separe uma tampinha do topo do bolinho que será utilizada depois de colocar o recheio. Parte do miolo, você dá para as crianças que nesse momento já devem estar passando mal com o cheiro do bolo na casa...rsrsrs... Colocar o recheio numa manga de confeitar, injetando na cavidade do bolinho. Em seguida coloque a tampinha reservada em cima do recheio e aplique o marshmallow, utilizando novamente a manga de confeitar com o bico perlê, no formato do Nhá Benta. Leve ao freezer por 20 minutos. Prepare a cobertura e utilize em seguida. Mergulhe os cupcakes de cabeça para baixo na cobertura de chocolate ainda quente. Batendo bem para tirar o excesso. Decore com crocante de chocolate e uma cereja com cabinho, em cada bolinho.

Marshmallow:

Coloque a gelatina numa tigelinha com 5 colheres (sopa) de água e deixe por 15 minutos. Leve ao micro-ondas por 20 segundos em potência alta. Reserve. Numa panela, coloque as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo mexendo sempre até derreter todo o açúcar (ou atingir a temperatura de 60º. Transfira a mistura para uma batedeira, adicione a gelatina reservada e bata em velocidade alta por 8 minutos ou até ficar firme e brilhante. Desligue a batedeira e utilize em seguida.

Cobertura de chocolate:

Numa tigela, coloque o chocolate meio-amargo derretido e a gordura de coco e misture bem. Banhe os cupcakes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário