sábado, 29 de junho de 2013

Focaccia com Carpaccios de Carne e Manga



Combina?

Sabe aquela história de que gosto não se discute? Pois é, é bem verdade, e quando o assunto é culinária então, não tem conversa. Mas também não há como negar que alguns sabores combinam mais entre si do que outros. E é justamente esta espécie de convenção gustativa que estabelece alguns clássicos, algumas combinações que praticamente não deixam dúvidas quanto ao seu poder de associação.

É o caso do trio tomate - muçarela - manjericão. Tá bom, pode ter um ou dois que não gostam tanto assim dele, mas que combina, combina! Outra: pera, nozes e gorgonzola, uma tríade que funciona bem como petisco, entrada, risoto, massa e até sobremesa. Ah, e nesse quesito, que tal a dupla framboesa com pistache? Já experimentou? Fica ótimo.

Talvez o segredo por trás do sucesso destas combinações seja a complementariedade dos sabores, o encontro entre as texturas, as camadas de sensações na boca. Confira algumas combinações gastronômicas clássicas:

- queijo brie, amêndoas e mel
- maçã, canela e açúcar
- ervilha fresca, hortelã e bacon
- shoyu, gengibre e óleo de gergelin
- leite de coco, pimenta, coentro

Como você pode ter visto, esta combinação, como todas as outras, foram, um dia, inventadas — ou experimentadas pela primeira vez. E é daí que podem surgir associações novas. Pois o que importa, neste caso e sempre, é treinar o paladar, estimular o hábito de associar sabores diferentes — e se lembrar do resultado depois. Porque de nada adianta se deparar com uma combinação nova e nem se lembrar dela na hora de preparar uma receita em casa.

Combinação de texturas e sabores que vão resultar num sanduíche de focaccia com carpaccios deliciosos. Você vai se surpreender com essa combinação manga com rúcula!

Ingredientes:

1 focaccia

300 g filé mignon

1 maço de Rúcula

1 manga
 
Cebola crocante:
 
1 cebola grande
200 g de farinha de trigo



Molho:
50 g mostarda Dijon

1 pote de iogurte 

1 ovo cozido
½ dente de alho
1 colher (sopa) de mel
Sal, a gosto
Pimenta-do-reino, a gosto
Azeite, a gosto



Molho:
 
No mixer, faça um molho com azeite, alho e um ovo cozido. À parte, misture o mel, a mostarda Dijon e o iogurte. Por fim, junte as duas misturas, aos poucos.
 
Carpaccio de carne:
 
Nesta etapa, é só temperar o carpaccio de carne com azeite e sal.
 
Cebola crocante:
Corte a cebola em fatias finas, enxugue-as num pano de prato ou papel-toalha, e passe-as na farinha de trigo. Tire o excesso e, depois, frite em óleo não muito quente. Tempere com sal e pimenta-do-reino.



Montando o sanduíche:
Primeiramente, corte uma fatia de focaccia ao meio e passe o molho. Coloque, em seguida, o carpaccio de manga, o de carne e a rúcula. Finalize com a cebola crocante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário