quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bolo Sublime de Maracujá

Esse bolo foi um dos meus primeiros bolos confeitados. Um bolinho gostoso, cuja receita veio de uma amiga e foi tão recomendado por ela, que não pude pensar em outra opção na ocasião, e não me arrependi, melhor, nem eu nem ninguém... o pessoal ficou tão apaixonado quanto eu, recomendo, mil vezes! E não me arrependi, melhor, nem eu nem ninguém... o pessoal ficou tão apaixonado quanto eu. Recomendo, mil vezes! 










Ingredientes:

Massa:

4 ovos
2 xícara de açúcar refinado
1 xícara de manteiga ou margarina sem sal
3 xícara de farinha de trigo peneiradas
2/3 xícara de suco integral de maracujá fresco para a massa + 1/3 de xícara de água mineral (eu coloco a polpa da fruta fresca no liquidificador, bato e peneiro) – SEM ÁGUA
polpa de um maracujá (com as sementes)
1 colher  (sopa) de fermento em pó
Pitada
de sal

Recheio (Ganache de Maracujá):

500 g de chocolate branco, picado
1/2 xícara de suco de maracujá fresco (puro)
1 colher (sopa) de creme de leite sem o soro

Calda para molhar o bolo:

1/3 de xícara de suco de maracujá puro
1 – ½ xícara de água
2/3 de xicara de açúcar refinado

Cobertura:

½ xícara de polpa de maracujá com as sementes
1-1/2 xícaras de água
2/3 de xícara de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho, dissolvida num pouco da água da receita (cerca de 1/2 xícara)

Chantilly:

700 ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa (colher-medida/nivelada) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de baunilha

Modo de preparo:

Massa:


Pré-aqueça o forno a 180 °. Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata em creme. Acrescente os ovos inteiros, um a um, e continue batendo. Bata na velocidade máxima por uns 3 minutos, raspando as bordas da tigela. Alterne (na velocidade mínima) o suco de maracujá, a água mineral, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal. Por último, a polpa com sementes, de um maracujá. Bata só para misturar. Despeje na forma untada com manteiga, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada. Asse em forma redonda com aro removível de + – 26 cm de diâmetro por mais ou menos 45 minutos ou até enfiar palito e sair limpo. Coloque-a dentro de uma assadeira maior para não queimar o bolo por baixo, se for de aro removível, que são mais finas.

Calda para molhar o bolo:

Levar tudo ao fogo e deixar ferver em fogo baixo por 3 minutos. Utilizá-la quente.

Recheio Ganache de Maracujá:

Coloque o chocolate branco picado numa tigela de vidro e leve ao micro-ondas na potência média por cerca de 4 minutos. Retire, mexa com uma espátula de silicone. Se ainda não estiver derretido, volte na mesma potência por mais 1 minuto. Retire, mexa, e acrescente o creme de leite e o suco de maracujá. Bata com uma batedeira (será melhor do que com o fouet, é mais fácil e rápido). Leve ao freezer por uns 15 minutos, para ficar gelado (não deixe endurecer). Bata novamente com a batedeira (o ar se incorporará e ficará com uma textura quase de mousse). Reserve.

Cobertura:

Numa panelinha coloque a polpa com semente do maracujá, a água e o açúcar e o amido dissolvido. Deixe ferver em fogo baixo por uns 5 minutos ou até engrossar (mexendo sempre). Reserve na geladeira para utilizá-la gelada.

Chantilly:

Coloque todos os ingredientes na batedeira (o creme de leite deve estar bem gelado), e bater até o ponto de chantilly firme. Reserve na geladeira.

Montagem:

Com o bolo já resfriado, corte duas vezes (perfazendo 3 camadas). Dentro do aro removível, sobre o prato do bolo, vá montando as camadas:
Bolo, calda, recheio, bolo, calda, recheio, bolo, e termine regando com o restante da calda. Leve ao freezer por 40 minutos para firmar. Retire do freezer, passe uma faquinha em volta. Retire o aro. Cubra o bolo todo com o chantilly, e na parte de cima, coloque a cobertura com sementinhas. Nas laterais, faça placas de chocolate branco para decorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário