segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Chutney de Figo

Este chutney fica com uma textura excelente, com aquele sabor doce e salgado ao mesmo tempo, enfim uma delícia!! E com a chegada das festas de fim de ano, estando os figos secos presentes nestas festividades, esta é uma ótima opção para usar os figos em algo diferente, para acompanhar as gostosuras servidas em sua ceia. Mas é claro que esta receita pode ser feita em qualquer ocasião, que será sempre um acompanhamento muito especial. Espero que gostem e experimentem fazer, porque vale a pena!!


Ingredientes:

300g de figos secos picados
1 cebola roxa picada
2 colheres de sopa de azeite 
150g de açúcar mascavo
200ml de vinagre de vinho branco
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Leve os figos ao fogo, com água, e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, até ficarem bem macios. Escorra e reserve. Em uma panela refogue a cebola no azeite até amolecer, acrescente o açúcar e deixe caramelizar levemente, depois acrescente os figos, o vinagre e os temperos. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, observando e mexendo de vez em quando, cuidando para que não queime. Depois de pronto, deixe esfriar e coloque em vidro devidamente esterilizado. Conserve em geladeira. Dura um mês.


Fonte: Livro "Tart It Up!: Sweet and Savory Tarts and Pies", do Eric Lanlard,

outras receitas de chutney no:


Um comentário:

  1. Eu faço Chutney a muito tempo, de abacaxi, manga, de ameixas vermelhas e outros. Estava procurando um de figo turco e pera. Encontrei esta receita e vou faze-la, porem tenho uma dúvida, o figo é turco ou este comum?

    ResponderExcluir