segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pão de Mel Natalino

Uma das coisas mais gostosas desta época do ano são minhas lembranças dos aromas de especiarias: cravo, canela, noz-moscada, gengibre, laranja – nada é igual... Amo pão de mel em todas as suas nuances: tipo bolo, biscoito, gingerbread cookies, ou como este, recheado e coberto de chocolate e, ainda, com a vantagem de servir como mimo a convidados, ou presente aos queridos – o resultado é uma delícia de fazer! A diversão é parte de tudo: da intenção, do carinho, da apresentação bonita e das nossas memórias afetivas.







Ingredientes:

Pão de Mel:

½ xícara de manteiga ou margarina sem sal
¼ de xícara de açúcar mascavo espremido com uma colher (p/medir)
1 ovo
2/3 de xícara de leite
3/4 de xícara de mel
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
2 colheres (chá) de gengibre ralado
½ colher (chá de sal)
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo

Recheio:

Cerca de 500 a 600 g de doce de leite

Cobertura:

700 g de chocolate meio amargo 50% cacau, picado

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Na batedeira bata em creme a manteiga com o açúcar mascavo. Acrescente o ovo, bata até misturar. Coloque o mel, bata novamente. Acrescente o leite, bata em velocidade baixa por 1 minuto. Raspe as bordas da tigela com uma espátula. Acrescente o gengibre juntamente com todos os ingredientes secos peneirados. Divida entre forminhas próprias para pão de mel, ou de empadinhas, untadas com manteiga bem amolecida (unte com pincel ) e enfarinhadas.
Dependendo do tamanho, 30 a 40 forminhas. Eu fiz 30 pequenas (cerca de 4,5 cm diâmetro) e um maior, tipo bolo ( de 12 cm de diâmetro).
Coloque numa assadeira grande e asse por cerca de 20 minutos ou até enfiar um palito e sair limpo.

Montagem:

Espere amornar para desenformar: com uma faquinha de ponta, libere as bordas e deixe esfriar em cima de uma grade, por completo para cortar e rechear com doce de leite.
Pode utilizar uma faquinha para tal, mas eu prefiro o saco de confeitar (nem precisa do bico – use o descartável e basta cortar a ponta com uma tesoura).
Após todos os pães-de-mel recheados, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 4 horas para gelar e firmá-los bem (fica mais fácil para o banho de chocolate). Derreta o chocolate picado no microondas, numa tigela de vidro. Potência MÉDIA por cerca de 4 minutos. Retire, mexa um pouco e volte ao micro por mais 2 minutos potência MÉDIA. Mexa bem com uma espátula e leve a tigela com chocolate para dentro de uma assadeira com água e gelo. Mexa até resfriar (teste: quando encostar o chocolate no lábio inferior e senti-lo frio, está pronto).
Retire a tigela da água, seque por baixo com um pano e leve à mesa de trabalho:
Coloque um pão de mel recheado dentro da tigela, e com uma colher dê um banho por cima dele. Com um garfo próprio para banhar bombons (ou um garfo de dentes mais separados), levante com cuidado e dê batidinhas na borda da tigela para retirar o excesso.
Vá colocando cada pão de mel banhado, numa assadeira grande, forrada com papel-manteiga.
Espere o chocolate secar completamente. Se preferir, leve à geladeira por uns 20 minutos, retire e deixe secando em temperatura ambiente de 12 a 24 horas (depende do calor e umidade ambiente)
Decore como preferir. Eu derreti (mesmo processo do chocolate escuro, porém menos tempo no micro devido à quantidade do chocolate ser menor) um pouco de chocolate branco e cobri alguns.

Dica: - Os recheios podem variar entre doce de leite, brigadeiro, geleia de damasco, marzipã macio, enfim, o que gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário