quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Torta de Cebola com Salada Crocante

Essa torta é ideal para quando dá aquela vontade de comer algo delicioso, sem pensar nas calorias.  Mas, se a consciência pesar, sirva com essa salada crocante. Junto com uma taça de vinho não há quem resista!








Ingredientes:

Massa:

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara de manteiga gelada
1 gema
1/4 de xícara de água filtrada

Recheio:

3 colheres (sopa) de manteiga
5 cebolas em rodelas
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Salada:

1 maço de rúcula
2 peras, com casca, em fatias
1/4 de xícara de azeite
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de mel
100 g de queijo gorgonzola esmigalhado
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente

Modo de preparo:

Massa:

Em uma tigela, junte a farinha e o sal. Adicione a manteiga e, com as mãos, misture até formar uma farofa. Adicione a gema e a água e amasse bem. No fundo de uma fôrma de abrir, de 20 cm de diâmetro, abra 2/3 da massa. Com o restante, forre as laterais da fôrma, pressionando. Cubra com papel-manteiga e preencha com grãos de feijão cru. Leve ao forno moderado (180 °C), pré-aquecido, por 20 minutos. Retire o papel com os grãos e volte ao forno por mais 20 minutos. Reserve.

Recheio:

Em uma frigideira, derreta a manteiga. Junte a cebola e frite lentamente até dourar. Deixe amornar e acrescente o creme de leite e 2 colheres (sopa) do parmesão. Tempere com sal. Espalhe sobre a massa da torta e polvilhe com o parmesão restante. Leve ao forno alto (200 °C) por 30 minutos ou até dourar.

Salada:

Em uma tigela, junte a rúcula e a pêra. Em outra tigela, misture o azeite com o suco de limão, a mostarda e o mel. Regue a salada. Junte o gorgonzola e as nozes e sirva com a torta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário