sábado, 30 de novembro de 2013

Molho de Tomate Caseiro

 Todo mundo sabe que o molho de tomate é a base de uma das melhores cozinhas do mundo, a italiana. O que ninguém precisa saber é que você preparou a receita em apenas meia hora para bancar de chef bonitona na hora do jantar.





Ingredientes:

05 quilos de tomates bem vermelhos
1 folha de louro
1 pimentão vermelho cortado em 4 pedaços
02 colheres (chá) de açúcar
02 colheres (sopa) de sal
1 cabeça de alho descascado
3 talos de salsão
2 cenouras cortadas em rodelas
150 gramas de bacon picado
1 xícara de água
1 pimenta dedo de moça sem sementes ou
2 colheres (chá) de pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de orégano
1 xícara (chá) de óleo
Manjericão, a gosto
Pimenta-do-reino, a gosto

Modo de preparo:

Lave os tomates muito bem sob água corrente. Com uma faca, faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por 30 segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Com uma escumadeira, retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágue os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Numa panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando estiver quente, junte o bacon e deixe dourar um pouco, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que fique transparente. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Em seguida, coloque todo o tomate picado e as cenouras no liquidificador. Depois de batidos junte aos temperos na panela e misture bem. Acrescente a água quente e o restante dos ingredientes ao molho. Tampe a panela e deixe o molho cozinhar por cerca de 1 hora em fogo médio. Mexa de vez em quando, para não grudar, e verifique a água. Adicione um pouquinho de água quente, caso seja necessário. Retire os pedaços de pimentão, o louro, o salsão e o manjericão e descarte-os. Desligue o fogo e verifique os temperos. Sirva o molho a seguir.

Dica de como congelar e descongelar

1. Para esfriar o molho, mergulhe parcialmente a panela em um recipiente com água gelada.

2. Quando o molho estiver frio, transfira para um recipiente rígido, com tampa hermética. Tampe e cole uma etiqueta, identificando o produto e a data do preparo.

3. Leve ao freezer e deixe congelar.

4. Para descongelar, retire a embalagem do freezer e leve à geladeira. Deixe lá até que o molho se descongele. Depois de descongelado, coloque o molho numa panela e leve ao fogo para aquecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário