domingo, 28 de julho de 2013

Frango Assado com Polenta e Molho Pesto Brasileiro

Este frango assado é uma receita perfeita para reunir família à mesa no fim de semana. Ele é servido com polenta mole e uma versão abrasileirada do molho pesto genovês. É um sucesso. Pode testar!








Ingredientes:

Frango assado:

1 frango de 2 kg
1 xícara (chá) de sal 
1/4 de xícara (chá) de açúcar 
1 cebola 
2 cabeças de alho 
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Pesto brasileiro:

2 xícaras (chá) de salsinha 
1/2 xícara (chá) de castanha-de-caju 
2 dentes de alho 
1/2 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado
1 xícara (chá) de azeite

Pesto a minha moda:

2 xícaras (chá) de manjericão fresco
1/2 xícara (chá) de nozes
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão cortado em lascas
1 xícara (chá) de azeite

Polenta:

 2 xícara (chá) de fubá pré-cozido
2 l de água 
2 colheres (chá) de sal 
2 colheres (sopa) de manteiga 
pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de preparo:

Frango assado:

Retire os miúdos do frango e guarde na geladeira ou no congelador. Eles não serão usados nesta receita mas podem servir para outras preparações, como a farofa e o caldo. Lave o frango e, com uma tesoura ou faca, retire o excesso de gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.Para hidratar o frango, vamos fazer um soro caseiro. Ele vai ficar bem suculento! Numa tigela grande, misture o sal e o açúcar; coloque o frango na tigela e espalhe a mistura por dentro e por fora; espalhe também um pouquinho da mistura por dentro da pele do peito. Descasque a cebola, corte na metade e a metade, em fatias. Coloque na tigela com o frango e cubra com água. Tampe a tigela e deixe o frango hidratando por 40 minutos, fora da geladeira. Pré-aqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Depois de hidratar, retire o frango do soro, lave sob água corrente para retirar o excesso de tempero e escorra por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante fica a pele. Coloque o frango seco em um refratário, com o peito para cima, tempere com um pouquinho de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Corte uma tampa da cabeça de alho e coloque a parte de baixo no refratário. Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, baixe para 180 °C (temperatura média) e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango. Enquanto o frango assa, prepare o molho pesto. Ao final, quando o frango estiver dourado, verifique se ele está completamente assado. Basta furar a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se ainda tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve voltar ao forno por mais alguns minutos. Se a parte externa do frango começar a queimar, cubra com o papel-alumínio. Teste novamente até que o líquido saia limpo. Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente, coberto com papel-alumínio, por cerca de 15 minutos; isso faz com que ele fique mais suculento. Enquanto isso prepare a polenta. Destrinche o frango começando pela coxa, depois corte as asas e, por último, o peito. Transfira para uma travessa com a cabeça de alho assada.

Pesto brasileiro:

Com a ajuda de uma faca, descasque os dentes de alho. Sob água corrente, lave as folhas de salsinha e chacoalhe bem para secar. Para medir as duas xícaras pedidas na receita, corte o excesso do talo e aperte a salsinha na xícara-medidora. No liquidificador, bata todos os ingredientes. Verifique o tempero; se necessário, acrescente sal. Sirva a seguir.

Pesto a minha moda:

Para o preparo, proceda do mesmo modo do pesto brasileiro, com exceção ao queijo parmesão que não deve ser batido no liquidificador, e sim, acrescentado por cima, na hora de servir.

Dica: Se quiser armazenar, transfira para um pote de vidro esterilizado e mantenha na geladeira.

Polenta:

Numa panela grande, coloque a água e o sal e leve ao fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo. Adicione o fubá aos poucos, em fio constante, mexendo com um batedor de arame. Quando a polenta encorpar, coloque a manteiga e continue mexendo sem parar, até que o creme fique uniforme. Leva cerca de 10 minutos. Tempere com a pimenta-do-reino moída na hora, misture e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário