quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Casquinhas de Laranja Cristalizadas

É tão bom a gente saber fazer um doce com qualidade, sem depender de ter que comprar, e muitas vezes pagar tão caro…E garanto que essa laranjinha cristalizada, “carnuda” assim, nem existe à venda. Sou uma aficionada por doces assim, por isso sempre olho, compro, para provar. Por esse motivo há muitos anos resolvi fazer as  minhas.

Ingredientes:

- 3 laranjas-baía (usei as importadas, cujas cascas são mais bonitas) (*)
- 2 xícaras de açúcar
- 4 a 5 xícaras de água
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- açúcar de confeiteiro ( se não tiver, pode usar o comum) para envolver as casquinhas

Modo de preparo:

Sobre uma tábua de carne, corte as 2 extremidades de cada laranja. Apoie cada laranja sobre uma extremidade cortada e com uma faca afiada, corte as cascas no sentido com comprimento, procurando cortar também as partes brancas. Faça um acabamento nas cascas: com uma faquinha, corte as bordinhas irregulares, formando um “retângulo” com cada casca. Corte cada tira larga de casca, em tirinhas de aproximadamente 6 mm.
Coloque todas as tirinhas em uma tigela com água que as cubra bem, e deixe na geladeira. Troque essa água 3 vezes ao dia, durante 2 a 3 dias. Após esse tempo, escorra essa água, e coloque as tirinhas numa panela com água fervente e deixe em fogo baixo por aproximadamente por 30 minutos. Escorra. Na mesma panela, coloque o açúcar, a água e o limão e leve ao fogo. Mexa até o açúcar dissolver. Quando começar a ferver, coloque as cascas fervidas previamente e deixe ferver em fogo brando por aproximadamente 1 hora ou até que a calda engrosse levemente e as cascas estejam macias. Passe por uma peneira com uma tigela por baixo. Guarde a calda que escorreu, num vidro, na geladeira, para aproveitar em bolos, sorvetes, panquecas, etc. Depois de drenadas as casquinhas, espalhe-as numa assadeira de preferência forrada com uma folha de silicone. Se não tiver, pode ser numa assadeira de teflon. Deixe “secando” por aproximadamente 24 horas, num ambiente interno, porém arejado. Vire as casquinhas a cada 3 horas. No dia seguinte, polvilhe bastante açúcar de confeiteiro por cima das casquinhas, e com as mãos, envolva-as nesse açúcar. Pode ser açúcar comum, porém o de confeiteiro as deixa mais delicadas e não tão doces. Deixe novamente secando, envolvidas no açúcar. Dê preferência a uma superfície onde entre sol, pois ele ajuda rapidamente no processo de cristalização. Esse tempo dependerá da umidade do ar. Em cidades muito úmidas, se não tiver sol, é provável que seja necessário deixá-las por um dia a mais, e ainda assim, uns 30 minutos no forno previamente aquecido em temperatura bem baixa – e desligado), para finalizar a cristalização (depois de todas essas etapas cumpridas). Quando estiverem sequinhas, retire o excesso de açúcar e guarde-as num vidro hermético, na geladeira. Duram até cerca de 30 dias assim.

(*) Nota: Preciso explicar aqui (muita gente me pergunta por que “laranja baía” pode ser importada?...) No Brasil deram o nome de “laranja-baía” (sem a letra h, gente) para a internacionalmente conhecida como “navel orange”. Navel em inglês quer dizer “umbigo”. Isto porque uma de suas extremidades pode lembrar um “umbigo”.

Recomendo que dobre a receita se você fizer bastante uso dessa laranja. O único tempo a mais será no momento do corte das cascas. Mas vale a pena.
Sirva com café, chá, ou decore bolos de laranja, pães doces, pudins, crepes.






































Fonte: Helena Gasparetto












Nenhum comentário:

Postar um comentário