quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pudim de Leite Condensado

Uma das sobremesas mais tradicionais, o clássico pudim de leite é mais fácil de preparar do que muitos pensam. Confira a receita!
















 Ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 latas de leite integral
8 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha

Caramelo:

2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Modo de preparo:

Caramelo:

Numa panelinha, coloque o açúcar e a água. Misture com uma colher até o açúcar dissolver. Leve ao fogo baixo e deixe por 15 minutos, sem mexer (segure o cabo da panelinha e faça movimento circular para que o açúcar das bordas se misture por completo. Desligue o fogo quando o caramelo estiver marrom, tome cuidado para não deixar queimar. Com a ajuda das costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. (Esta receita é dupla, rende um pudim grande, ou você pode fazer em 24 forminhas individuais. O procedimento é o mesmo só que neste caso, o tempo de forno reduz para 1 hora).  Reserve.

Pudim:
Pré-aqueça o forno a 250º. Bata no liquidificador: o leite condensado, os ovos, a essência e uma lata de leite integral, por 8 a 10 minutos. Misture (com um fouet) o batido no liquidificador aos ingredientes restantes, numa tigela grande. Ponha a mistura na forma preparada. Leve a forma ao forno, em banho-maria com água fervente e fatias de limão (para não escurecer a forma) por cerca de 1h30m.

Nota: Para que o pudim não quebre, ao ser desenformado, espere que ele esfrie e ponha o prato em que vai servi-lo sobre a forma. Depois vire o prato com a forma de uma só vez. Tire a forma devagar, para que o ar vá entrando pelas laterais, e o pudim se solte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário