quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Molho Branco (Bechamel)

Clássico da culinária francesa, o molho bechamel nada mais é do que um molho branco feito com leite e engrossado com farinha e manteiga. O segredo para ele ficar delicioso é temperar com noz-moscada. E se empelotar: liquidificador nele!








Ingredientes:

1 litro de leite integral
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
3 colheres (sopa) de manteiga 
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1/2 cebola 1 folha de louro 1 cravo-da-índia


Modo de Preparo
Na 1/2 cebola, espete a folha de louro com o cravo-da-índia. Reserve. Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. Coloque o creme de leite e o leite integral de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. Acrescente a 1/2 cebola reservada. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Retire e descarte a cebola.

Truque: se o molho empelotar, bata no liquidificador e volte à panela.

Um comentário:

  1. Seria possível informar a quantidade de creme de leite? Não há essa informação na receita. Obrigado por dividir conosco essas maravilhosas receitas.

    ResponderExcluir