sábado, 21 de setembro de 2013

Sanduíche de Carne Desfiada com Mostarda

Essa carne assada além de ficar deliciosa no recheio deste sanduíche, é perfeita para acompanhar a macarronada ou um simples arroz branco. Fácil demais de fazer, porque é na panela de pressão (um dos utensílios que mais amo na cozinha). Fica bem macia e suculenta. É feita com coxão mole, mas pode ser maminha ou fraldinha.



Ingredientes:

Carne:

1 kg de coxão mole
1 cebola
3 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de salsão sem as folhas
1 talo de alho-poró sem as folhas
1 lata de tomates pelados
1 folha de louro
1/3 de xícara (chá) de azeite
3 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Montagem dos sanduíches:

6 pães ciabata 
6 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
12 pepinos em conserva
Folhas de rúcula

Modo de preparo:

Carne:

Prepare os legumes: lave e seque a cenoura, o talo de salsão e o talo de alho-poró. Numa tábua, descasque e pique fino a cebola, os dentes de alho e a cenoura. Corte o alho-poró em rodelas e o salsão em fatias fininhas. Leve uma panela de pressão ao fogo médio e regue com o azeite. Quando aquecer, coloque a peça de carne para dourar de todos os lados. Truque: depois de pôr a carne, só vire a peça de lado quando ela desgrudar do fundo da panela. Não force. Depois de soltar, vire-a com um pegador e siga dourando até que ela esteja selada de todos os lados. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Transfira a carne para um prato e cubra com papel-alumínio.Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo alto. Quando ferver, desligue. Sem lavar a panela de pressão, junte a cebola picada e mexa bem por 3 minutos, até dourar. Adicione o alho e refogue até perfumar, um minutinho. Junte o salsão e a cenoura e refogue por mais 3 minutos. Junte o alho-poró e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Por último, junte o tomate pelado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Adicione a água aquecida (não precisa estar fervendo), a folha de louro e volte a carne à panela. Tampe e, quando pegar pressão e começar a apitar, deixe cozinhar por 50 minutos, ainda em fogo médio. Desligue o fogo e deixe a pressão sair completamente. Abra a panela, retire a carne e passe-a para uma tigela. Deixe esfriar por 10 minutos, apenas para amornar. Com as mãos ou usando um garfo e uma faca, desfie toda a carne, tomando cuidado para não se queimar. Volte a carne desfiada à panela e misture ao molho do cozimento. Prove o tempero e, se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino.

Montagem dos sanduíches

Numa tábua, corte os pães em metades, na horizontal. Reserve. Corte os pepinos em conserva em fatias finas no sentido do comprimento. Monte cada sanduíche da seguinte forma: passe a mostarda de Dijon nas fatias de cada pão. Disponha uma camada generosa da carne de panela desfiada em apenas uma fatia. Coloque um pouco do pepino por cima e folhas de rúcula a gosto. Cubra com a outra fatia de pão. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário