quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bolo Caipira de Milho

Falou em milho já fico com as antenas ligadas, e sendo receita do chef Álvaro Rodrigues é certeza de coisa boa! Tem receita melhor do que colocar tudo no liquidificador e só ter o "trabalho" de esperar assar? Este bolo é assim, mas, comendo, dá a impressão de ter clara em neve na massa de tão fofinha e macia que fica! Sozinho já é bom, mas, com a cobertura de goiabada e coco ralado fica melhor ainda! Para ficar completo, só mesmo uma xícara de cafezinho passado na hora e uma boa companhia "pra modinóis  prosiá"! :)








Massa:

4 ovos grandes 
200g de açúcar
180ml de óleo de canola ou milho
1 lata de milho verde escorrido (200g)
1 vidro de leite de coco (200ml)
150 g de flocos de milho pré-cozidos tipo milharina
50 g de coco ralado seco
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
uma pitada de sal

Cobertura:

200g de goiabada em cubinhos
água
suco de meio limão 
coco ralado em flocos hidratado com um pouco de água

Modo de preparo:

Massa:

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma de anel de 22 cm de diâmetro.
No copo do liquidificador, coloque os ovos, o óleo e o açúcar. Bata por 5 minutos (este tempo é imprescindível!!!). Junte o milho verde e bata por mais 3 minutos. Adicione os demais ingredientes e bata apenas para incorporar tudo. Despeje na forma e leve para assar por cerca de 45 a 50 minutos ou até que esteja dourado e firme ao toque. Espere amornar para desenformar.

Cobertura:

Coloque a goiabada numa panelinha. Junte o suco de limão e um pouco de água. Leve ao fogo médio até ferver, junte mais água se necessário. Precisa ficar cremosa não muito densa e nem fluida demais. Despeje quente sobre o bolo e espalhe os flocos de coco por cima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário