terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dia dos Pais

Dia dos Pais


Com a vida tão corrida, as datas comemorativas ganham uma nova dimensão. Reunir a família no Dia dos Pais passa a ser uma chance de ficar pertinho de parentes que, no dia-a-dia, mal se falam por telefone. Para isso, nada de passar a comemoração na cozinha! Com essas receitas, o almoço fica pronto rapidinho.


















 Salada de Couscous Marroquino com Legumes

Fazer essa salada é uma ótima desculpa para experimentar o couscous marroquino, um ingrediente prático, delicioso e leve.

Ingredientes:


1 xícara (chá) de couscous marroquino 
1 cenoura média
1/2 pimentão verde
1/2 cebola roxa
1 xícara (chá) de tomate-cereja 
1 xícara (chá) de caldo de legumes (receita no blog - se for usar cubo, dissolva apenas 1)
suco de 1 limão 
2 colheres (sopa) de azeite 
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada

Modo de preparo:

Lave bem os legumes sob água corrente. Numa tábua, corte a cenoura, o pimentão e a cebola em cubinhos de no máximo 2 cm. Corte os tomates ao meio. Reserve. Numa panelinha, coloque a água e o caldo de legumes. Leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente os legumes e deixe cozinhar por 5 minutos com a panela tampada. Numa tigela grande, coloque o couscous marroquino e regue com o caldo quente de legumes. Tampe a tigela com um prato para o couscous hidratar e cozinhar no próprio vapor. Quando esfriar, solte o couscous com um garfo. Adicione os ingredientes restantes e misture bem. Sirva à temperatura ambiente ou leve à geladeira e sirva frio.

Picanha Assada com Sal Grosso

Esta receita de picanha é um sucesso. Fica pronta super rápido, não suja a churrasqueira e a carne fica com um sabor incrível.


 










Ingredientes:

1 peça de picanha de até 1,2 kg
4 claras
1 kg de sal grosso 
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
ramos de tomilho fresco a gosto
Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 220 ºC.  Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne. Disponha o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme. Leve a picanha ao forno, abaixe a temperatura para 200 °C e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 40 minutos são suficientes. A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne. Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas. Se quiser, coloque a placa de sal grosso novamente sobre a carne fatiada e sirva a seguir.













Batatas ao Murro

Esta saborosa receita portuguesa de batatas ao murro é uma preparação ideal. Além de ser fácil de fazer, ainda ajuda a descarregar o estresse: depois de cozidas, murro nelas!

Ingredientes:

4 batatas grandes
2 l de água 
4 colheres (sopa) de sal grosso 
4 colheres (sopa) de azeite 
alecrim a gosto

Modo de preparo:

Sem descascar as batatas, lave-as bem sob água corrente. Numa panela grande, coloque as batatas com a casca e 2 litros de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 45 minutos. Transfira as batatas escorridas para um pano de prato limpo. Quando esfriar, dê um murro em cada batata. Elas devem ficar ligeiramente achatadas e abertas. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. No fundo de uma travessa refratária, espalhe metade do sal grosso e disponha as batatas. Salpique o restante do sal, regue com o azeite e polvilhe com o alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido para assar por 15 minutos. Sirva quente com carnes, aves e especialmente com peixes.













Molho Créole de Mostarda

Este molho de mostarda vai muito bem com carnes em geral. Mas o melhor de tudo é que este coringa fica pronto em apenas 10 minutos!

Ingredientes:

1/4 de cebola picada
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
 
2 colheres (chá) de pimenta-do-reino em grãos
1 folha de louro

1 xícara (chá) de vinho branco seco
200 g de manteiga gelada
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon (com sementes)
1 colher (sopa) de mostarda escura
1 colher (sopa) de mostarda amarela
160 ml de creme de leite fresco 
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Numa panela, junte a cebola picada, o vinagre, a pimenta em grãos, a folha de louro e o vinho e leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe a mistura reduzir até que atinja aproximadamente 60 ml de líquido. Em seguida, desligue o fogo e passe o líquido por uma peneira, desprezando a folha de louro e os grãos de pimenta. Reserve o líquido numa tigelinha. Numa outra panela, coloque o creme de leite e leve ao fogo médio para reduzir. Deixe o creme ferver e cozinhar até que fique com a metade do seu volume inicial.  A seguir, acrescente a redução de vinagre na panela com o creme de leite. Retire a manteiga da geladeira e corte, aos poucos, em pequenos pedaços. Adicione a manteiga cortada ao molho, aos poucos, mexendo sempre. É muito importante acrescentar a manteiga bem gelada e aos poucos no molho para que haja emulsão. Depois de juntar toda a manteiga, retire a panela do fogo. Acrescente as mostardas ao molho, verifique os temperos e misture bem. Sirva imediatamente com peixes ou frutos do mar.

E o gran finale: a sobremesa















Brownie

O brownie foi inventado nos Estados Unidos, mas é sensação no mundo inteiro. Caia em tentação e prepare rapidinho esta receita unânime.

Ingredientes:

200 g de manteiga 
170 g de chocolate meio amargo 
3 ovos 
1 1/2 xícara (chá) de açúcar 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
3 colheres (chá) de fermento em pó
170 g de chocolate branco 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Passe a farinha e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Pique grosso o chocolate branco e misture com a farinha e o fermento. Reserve.
Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga.
Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja
perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria.
Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.). Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme. (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.). Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC  por 5 minutos.

Truque: Em vez de derreter a manteiga e o chocolate meio amargo no banho-maria, você pode utilizar o forno de microondas.















Fonte: Cozinha Prática/GNT

Um comentário: