quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Chocolate Quente

Uma das maneiras mais gratificantes de se aquecer no inverno é com um bom chocolate quente. É divino e enche a gente de energia. São inúmeras as receitas, mas o segredo para deixar a bebida cremosa e aveludada é usar o chocolate em barra na preparação. 

É curioso pensar que por mais de 300 anos o cacau foi consumido apenas em forma de bebida. Os maias e astecas socavam as sementes com especiarias, misturavam água quente e o resultado era uma bebida considerada sagrada, para poucos. Aliás, o nome científico da fruta, Theobroma cacau significa alimento dos deuses. 

Da água para o leite

Assim que os espanhóis desembarcaram em solo asteca, tiveram contato com o chocolate. Pouco tempo depois, a moda foi parar na Europa, onde a bebida passou a ser preparada com leite. As casas de chocolates quentes chegaram a fazer mais sucesso do que as casas de chás. Naquela época, um dos rituais matinais da nobreza francesa era receber convidados para um chocolate quente.
 Très chic!, não? 

Com o passar do tempo, o chocolate quente passou a ser feito com o cacau em pó. Pode até ser mais prático, mas é somente com a adição da barra que preparação ganha aquele sabor característico do chocolate de verdade. Mas atenção: use puro chocolate do cacau. Ficam de fora todas as versões que levem gordura hidrogenada na composição.

Dicas especiais

Para dar um sabor especial à preparação, acrescente especiarias como canela, cardamomo ou até pimenta. (Coloque junto com o leite, no início, e coe antes de servir.) Minha sugestão é acrescentar cardamomo em bagas: para a receita abaixo, 8 são suficientes. Corte cada uma ao meio.

Se você prefere o chocolate mais para doce, acrescentar Nutella ou mesmo doce de leite. (Coloque na panela no mesmo momento em que colocar o chocolate em barra).

Já os que gostam de um toque alcoólico, rum ou uísque fazem uma boa combinação (acrescente no final, aos poucos, para dosar bem a quantidade).

Dizem que a receita secreta usada para Montezuma — imperador asteca cheio de energia para encarar seu harém de 200 mulheres — levava as seguintes especiarias: canela, pimenta, cravo, baunilha, anis e flor de laranjeira. Verdade ou não, nunca vamos saber, mas que combinar várias especiarias fica uma delícia, ah, isso fica.


Chocolate quente cremoso
Rende 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite integral
1 colher (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 colher (sopa) de cacau em pó
200 g de chocolate amargo (entre 50 e 60%) picado

Modo de preparo

1. Numa panela, dissolva o amido de milho em um pouco do leite a ser utilizado.

2. Leve ao fogo a panela com o leite e o amido de milho, acrescente o creme de leite e o cacau em pó e misture bem até ferver.

3. Junte o chocolate picado, abaixe o fogo e misture bem com um batedor de arame, batendo constantemente até dissolver todo o chocolate. Deixe no fogo por mais 3 minutos para engrossar, batendo sempre, e desligue. Coe a sirva a seguir.






Fonte: Luciana Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário