sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Molhos para Salada

Que tal sair da mesmice na hora de preparar a salada? As folhas verdes podem ficar bem mais apetitosas com temperinhos diferentes, gostosos e levinhos.

Um bom molho tem uma proporção básica de uma parte de ácido (como vinagre, suco de limão etc) para três colheres (sopa) de azeite. Aí vale aromatizar com alho, mostarda e até geleia diet (sem açúcar é menos calórico). Pode também temperar com sal e pimenta-do-reino (sempre moída na hora). Aliás, esse alimento pode turbinar seu emagrecimento! É que ele é termogênico e, por isso, acelera o metabolismo.

Há outros ingredientes, sem ser azeite e vinagre, que rendem bons molhos. Iogurte, molho shoyu, maionese light, só para citar alguns. Vale perfumar com gotinhas de óleo de gergelim, raspinhas de limão e ervas frescas, como a salsinha picada.

Quer mais dicas? Então dê uma olhadinha nessas três sugestões simples e nutritivas de molhos. Elas são tão deliciosas que você nem vai se lembrar que está fazendo dieta.


Mostarda com mel:

Misture em uma tigela 1 colher (chá) de mostarda Dijon, 1 colher (chá) de mel, 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco, 6 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Apesar de calórico, um tiquinho de mel não vai acabar com seu regime e ainda vai fortalecer as defesas do seu organismo.

Iogurte temperado com salsinha:

Junte em um recipiente 1 embalagem de 200 g de iogurte natural desnatado, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de salsinha fresca picada (ou hortelã), 3 colheres (sopa) de azeite, 1 dente de alho picadinho e sal a gosto. O iogurte é rico em cálcio e ajuda a regularizar o intestino (importante para o emagrecimento).

Geléia com balsâmico picante:

Adicione em uma vasilha 2 colheres (sopa) de geleia diet vermelha (framboesa, morango etc), 2 colheres (sopa) de aceto balsâmico, 6 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Fica um gostinho doce e picante. O balsâmico, além de pouco calórico, é antioxidante e, por isso, ajuda a combater várias doenças.


















Fonte: Rita Lobo para a revista Lola

Nenhum comentário:

Postar um comentário