segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cassata de Ano Novo

O meu melhor jeito de homenagear alguém é ir pra cozinha preparar alguma comidinha especial... Minha família adora essa sobremesa, que leva o nome de Cassata de Ano Novo, porque sempre a preparo nas festas de fim de ano. Mas apesar das etapas do preparo, é deliciosa, muito fácil de fazer, de custo baixo e pra alguns tem gostinho de infância, pura nostalgia... 











Ingredientes:


Calda:

1/2 xícara de água
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Creme:

1 lata de leite condensado
600 ml de leite integral
3 gemas, passadas pela peneira
1 colher (chá) de amido de milho



3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 caixa de creme de leite

Calda de chocolate:

300 ml de leite integral
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Finalização:

Raspas de chocolate e cerejas
Frutas cristalizadas (opcional)

Modo de preparo:

Calda de caramelo

Misture todos os ingredientes numa panela e faça uma calda consistente. Coloque numa forma de anel. Espere esfriar e junte a calda de chocolate. Leve ao freezer até que endureça.

Calda de chocolate:

Levar ao fogo até reduzir pela metade.

Creme:

Levar ao fogo, o leite integral, o condensado, as gemas e o amido de milho. Mexa bem até que forme um creme grosso. Deixe amornar. À parte, bata as claras em neve até ficarem firmes. Acrescentar o açúcar até o ponto de suspiro. Pare de bater e acrescente o creme de leite misturando aos poucos e levemente. Junte também, aos poucos, ao creme de gemas. Despeje o creme na forma com as caldas já resfriadas e leve-a ao congelador de um dia para o outro. Desenformar (aqui vale a dica de esquentar ligeiramente o fundo da forma na chama do fogão) decorar com raspas de chocolate e cerejas e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário