quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bolinha de Queijo



Salgadinho frito sem gordura... só podia ser 1º de abril! Quem resiste a este clássico, crocante por fora e com queijo derretido por dentro? Hummm...já deu água na boca!




 
Ingredientes:

Massa:

750 ml de leite integral
250 ml de água
1 tablete de caldo de legumes ou de galinha
100 g de manteiga ou margarina
½ xícara de queijo parmesão ralado
Sal e orégano a gosto
1 gema
4 xícaras de farinha de trigo

Recheio:

400 g de queijo ½ cura padrão
Orégano a gosto

Finalização:

Clara batida ligeiramente, misturada com 1 colher (sopa) de água filtrada e 1 pitada de sal
Farinha de rosca para empanar
Óleo de milho para fritar

Modo de preparo:

Massa:

Numa panela média, coloque o leite, a água, a manteiga ou margarina e o caldo de legumes ou de galinha e leve ao fogo alto. Quando ferver, retire do fogo, acrescente o queijo parmesão ralado o sal e o orégano e a farinha de uma só vez e misture bem. Volte ao fogo baixo, mexendo por 3 minutos. Retire do fogo, acrescente a gema e trabalhe a massa, ainda quente, mexendo bem, até ficar lisa e uniforme. Reserve.

Recheio:

Corte o queijo em cubos de 1 cm. Comece cortando em fatias de (1cm); corte cada fatia em tiras (1 cm); e as tiras em cubos. Misture o orégano. Reserve.

Finalização:

Pegue uma pequena porção da massa e faça uma bolinha. Recheie a bolinha com um cubinho de queijo e feche bem. Enrole novamente nas mãos para dar forma. Repita o procedimento com toda a massa e com o queijo. Coloque a clara numa tigela e a farinha de rosca em outra. Bata ligeiramente a clara, acrescentando a água e o sal. Passe cada bolinha pela clara e depois pela farinha de rosca. Reserve. Numa panela média, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. Quando o óleo estiver quente, com cuidado, acrescente as bolinhas aos poucos para fritar. Com uma escumadeira, vire as bolinhas para que dourem de todos os lados. Retire as bolinhas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Sirva imediatamente ou conserve em geladeira. Na hora de servir, aqueça no forno em temperatura média.
 

Um comentário:

  1. a receita nao informa a quantidade de farinha de trigo. favor enviar resposta pelo e-mail- giovani.venancio.gv@gmail.com

    ResponderExcluir