sábado, 6 de abril de 2013

Costelinha de Porco com Roupa de Festa


Essa receita é uma ótima opção para deixar o dia a dia mais saboroso. Mas, principalmente, é incrível para receber amigos e parentes no fim de semana. A geléia, além de ser uma opção prática para temperar a carne, também espalha um perfume delicioso. O prato principal leva ao forno uma mistura de perfumes para ninguém botar defeito: maçã, cebola, alho e alecrim. Todos juntos para assar a costelinha de porco com crosta de castanha-de-caju. (De certa maneira, aquela imagem do porquinho com uma maçã na boca foi a inspiração...). Para completar a cartela de aromas irresistíveis, a geléia de laranja. Esse truque é valioso e serve para outras carnes, como frango assado. O acompanhamento é um incrível repolho grelhado. Esse ingrediente faz muita gente torcer o nariz, mas olha se a apresentação não fica chiquérrima:

Ingredientes:

1 costela de porco
¼ de xícara de castanha-de-caju
4 colheres (sopa) de geléia de laranja
1 xícara de vinho branco seco
2 cebolas
3 maçãs
7 dentes de alho
5 ramos de alecrim
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 220º. Numa tábua, coloque a costelinha de porco e, com ajuda de uma faca retire o excesso de gordura. Se a costela não couber na sua assadeira, corte-a na metade. Em um pilão, coloque 1 dente de alho (tire o miolinho de dentro – isso aprendi com a Fernanda , quando trabalhei no Café Marrocos) , ½ colher (chá) de sal  e bata com o soquete, até formar uma pasta. Junte a geléia de laranja e misture bem. Espalhe essa geléia temperada sobre a costela. Lave o pilão e, nele, bata a castanha-de-caju até virar uma farinha grossa. Salpique por cima da costela. Se quiser, faça uma cama com 1 ramo grande de alecrim, colocando-o embaixo da costela. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido para assar por 20 minutos. Enquanto isso, lave o restante dos ingredientes. Descasque os dentes de alho e as cebolas. Corte as cebolas e as maçãs em quatro partes. Retire a assadeira do forno e reduza a temperatura para180º. Junte ao redor da costelinha as cebolas, os alhos, as maçãs, o restante do alecrim e o vinho. Cubra a assadeira com papel-alumínio e volte para o forno por mais 1 hora e 30 minutos ou 2 horas, se preferir a carne mais assada. Transfira a costela para uma tábua e corte em ripas. Sirva com as cebolas, as maçãs, os dentes de alho, o alecrim e o repolho grelhado.

Repolho Grelhado:

Ingredientes:

1 repolho
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Lave o repolho sob água corrente, descartando as primeiras folhas, caso elas estejam feias. Numa tábua, corte a verdura em duas partes; apóie uma das metades pelo lado plano e corte em quatro gomos. Repita o processo com a outra metade para obter oito pedaços iguais. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Quando esquentar bem, regue com o azeite. Doure as fatias de repolho por 3 minutos de cada lado. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Sirva com costelinha.

Fonte: Cozinha Prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário