quarta-feira, 3 de abril de 2013

Torta Cremosa de Ricota

É uma torta que não parece uma torta, pois não tem aquela base crocante. Poderia se chamar “Torta de Preguiçosa”. Só não dou esse nome para não ofender a amiga que me deu a receita – a Maria Luiza. Além de ser de fácil preparo, é muito saborosa e de tão leve e com a adição da ricota, não pesa na consciência...aliás, pesa um pouco por conta do leite condensado... mas vale, é domingo e segunda-feira a gente corre atrás do lucro...




Ingredientes:

3 ovos
1 lata de leite condensado
300 ml de leite integral
500 g de ricota fresca bem amassada
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 colheres  (sopa) de farinha de trigo
100 g de uvas-passas
50 ml de rum
Raspas de 1 limão
Manteiga para untar/farinha de trigo para polvilhar a forma

Açúcar refinado e canela em pó para polvilhar a torta antes de ir ao forno, ou
Geléia de frutas vermelhas com um galhinho de hortelã para decorar (quando esfriar)

Modo de preparo:

Comece deixando as uvas-passas macerando por 30 minutos no rum. Enquanto isso bata no liquidificador, durante 5 minutos, os ovos com o açúcar. Acrescente os demais ingredientes e bater mais uns 3 minutos. Acrescente as uvas-passas com o rum e leve  ao forno pré-aquecido a 180º  em forma redonda de 25 cm de diâmetro untada com manteiga e enfarinhada. Polvilhar açúcar e canela. Deixar no forno por cerca de 30 minutos ou até que doure na superfície e fique em consistência de um pudim firme, levemente crocante.



Fonte: Maria Luiza Felício Julião – (Marilu)
 

4 comentários:

  1. Oi Evangelina,

    vim agradecer a sua simpática visita ao EternosPrazeres e dizer que serás sempre bem vinda,

    em tempo: eu sou ariana, e sim, acho que nasci com uma mala na mão...rsss

    Obrigada querida,
    Volte sempre
    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo esta receita neste momento. Espero que fique boa, pois a sua foto está com uma ótima aparência! Obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Olá, acabei de fazer e ficou excelente! Troquei a farinha de trigo pela farinha de trigo integral e ainda assim ficou muito bom! Só não ficou tão crocante quanto a sua. Na parte de cima, para enfeitar, coloquei raspas de limão siciliano e ficou bonito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns pelo site, as receitas e sua simpatia. Tenho testado algumas receitae são ótimas. A pizza ficou deliciosa, hummmmmmm

    ResponderExcluir