quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bolo do Aniversário do Arthur



Bolo Entre Dois Amores

Este bolo é resultado de testes de várias receitas que venho acumulando ao longo dos anos. Preparei para o 7º aniversário do nosso “rei” e foi um dos motivos de alegria dos amigos, família e do próprio. Aliás, desde que essa “pessoinha” entrou em nossas vidas, o mundo se tornou bem melhor...



Ingredientes:

Pão de ló de chocolate:

8 ovos (temperatura ambiente)
280 g de açúcar refinado
360 g de farinha de trigo
100 g de chocolate em pó
250 ml de água fervente
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 colheres (chá) de fermento em pó

Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar a assadeira

Recheio de Brigadeiro ao Creme de Avelã:

2 latas de leite condensado cozido por 20 minutos em panela de pressão
15 g de farinha de trigo
60 g de chocolate em pó
30 g de manteiga sem sal
2 caixas de creme de leite
1 xícara de creme de avelã

Recheio de Brigadeiro Branco:

2 latas de leite condensado
30 g de farinha de trigo
30 g de manteiga sem sal
2 caixas de creme de leite
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (sopa) de essência de nozes
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Calda para umedecer o bolo:

1 lata de leite condensado
300 ml de água filtrada
1 caixa de creme de leite
1 colher (sopa) de essência de avelã
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
5 colheres (sopa) de água filtrada para hidratar a gelatina

Cobertura – Marshmallow:

2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de água filtrada
Suco de ½ limão
1 colher (sobremesa) de cremor de tártaro
3 claras

Montagem:

Papel arroz com o personagem desejado
Cerejas
Raspas de chocolate

Modo de preparo:

Pão de ló de chocolate:

Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Misture e reserve. Se você for utilizar uma batedeira tipo orbital, pode bater os ovos junto com o açúcar peneirado por 10 minutos, senão, bata  primeiro as claras por 5 minutos, acrescentando o açúcar peneirado, batendo por mais 5 minutos. Acrescente em seguida as gemas e bata por mais uns 2 minutos. Nessa etapa sempre em velocidade máxima. Diminua então para velocidade mínima e junte o sal, o óleo, a baunilha e a água fervente. Ainda na velocidade mínima, vá juntando aos poucos, os ingredientes secos previamente peneirados. Leve ao forno pré-aquecido a 180º em assadeira retangular 30x40 cm untada e polvilhada, por cerca de 40 minutos ou até que a massa esteja dourada e firme ao toque. Retire do forno e desenforme depois de 15 minutos.

Recheio do Brigadeiro ao Creme de Avelã:

Dissolva a farinha de trigo e o chocolate em pó no leite condensado cozido (é bom lembrar que só se deve retirar o leite condensado da panela de pressão, 10 minutos – no mínimo depois de desligado o fogo e retirar o seu conteúdo da lata, no mínimo 2 horas depois de cozido, assim se você tiver pressa, cozinhe de véspera e terá uma boa margem de segurança). Depois de bem dissolvidos a farinha e o chocolate em pó, acrescente a manteiga e o creme de leite e leve ao fogo mexendo bem por uns 20 minutos, ou até que apareça o fundo da panela. O ponto é de um brigadeiro mole. Retire do fogo, espere esfriar e acrescente o creme de avelã. Utilize o recheio frio.

Recheio do Brigadeiro Branco:

Proceda do mesmo modo do recheio do brigadeiro escuro, apenas acrescente as essências quando desligar o fogo. Espere esfriar e empregue.

Calda para umedecer o bolo:

Numa panelinha, junte o leite condensado, a água e ferva por 5 minutos. Desligue o fogo. Acrescente a gelatina previamente hidratada e dissolvida no micro-ondas por 30 segundos em potência alta. Misture o creme de leite e mexa bem até que todos os ingredientes se tornem homogêneos. Deixe esfriar e utilize.

Cobertura – Marshmallow:

Leve ao fogo, o açúcar e a água e ferva por cerca de 10 minutos ou até o “ponto de voar” (é o ponto antes do fio – se você fizer uma argolinha na ponta de um arame, mergulhando na calda e assoprando a argolinha, é como se você estivesse fazendo bolinhas de sabão). Enquanto a calda fica no fogo, bata as claras em neve e quando a calda estiver no ponto, vá despejando por cima das claras em neve e continue batendo por mais uns 5 minutos, acrescentando também nesse tempo, o suco de limão e o cremor de tártaro. Esta cobertura deve ser feita na hora de decorar o bolo para não comprometer o resultado final.

Montagem:

Divida o bolo em 3 partes. Coloque a primeira parte do bolo numa bandeja forrada com toalhinha de celofane. Umedeça com 1/3 da calda e com uma espátula espalhe um dos recheios uniformemente. Coloque a segunda parte do bolo, umedeça igualmente e utilize o outro recheio escolhido. Por último ajeite a ultima parte do bolo em cima do recheio e umedeça com o restante da calda. Espalhe a cobertura nas laterais do bolo, deixando a superfície bem lisa para que o papel arroz fique perfeito.  Decore com cerejas e raspas de chocolate ao leite. Espero que sua festa seja um sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário